Projeto pode zerar IPI de peças para ordenhadeiras

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que pode isentar do Imposto sobre a Produção Industrial (IPI) de partes de ordenhadeiras e de outros aparelhos para a indústria de laticínios.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O texto prevê alíquota zero sobre peças de borracha, como mangueiras, anéis de vedação e os insufladores, também chamados de teteiras, desde que sejam de fabricação nacional.

De acordo com o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), autor do texto, a intenção é corrigir uma “disparidade” na cobrança do tributo. Na justificativa do projeto, ele diz que o maquinário para laticínios, de modo geral, e algumas de suas peças tem alíquotas que variam de zero a 5% de IPI. Mas sobre componentes de borracha, especificamente, incidem 18%.

“Esta disparidade na incidência de IPI sobre peças que se destinam a um mesmo equipamento, no caso as ordenhadeiras, não é razoável e onera significativamente a atividade, principalmente em virtude de que desde 2002 o Governo Federal lançou, através da IN 51/2002 do MAPA, o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite”, argumenta o parlamentar.

No caso específico das teteiras, que ficam em contato direto com os animais, o deputado lembra que elas devem ser substituídas depois seis meses de uso ou quando chegarem a 2,5 mil ordenhas. Desta forma, manter o IPI atual eleva custos e prejudica a competitividade da pecuária leiteira.

De acordo com a Agência Câmara, o projeto tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Se passar, não precisará ser votado em Plenário.

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2015/02/projeto-pode-zerar-ipi-de-pecas-para-ordenhadeiras.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas