Projeto para tirar o produtor de leite do fim da fila

Deputados gaúchos tentam alterar a Lei de Falências, que estabelecer a ordem de pagamento dos credores em caso de empresa em recuperação judicial
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Duas propostas apresentadas por deputados gaúchos tentam mudar a Lei de Falências, que estabelece a ordem de pagamento dos credores em caso de recuperação judicial de uma empresa. A origem do argumento a favor da alteração, nos dois casos, é a mesma: a crise no leite.

São milhares de produtores gaúchos afetados pela falta de pagamento – cerca de 20 mil famílias, segundo estimativa da Fetag-RS.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

Alguns desses casos envolvem indústrias que entraram em recuperação judicial, deixando o produtor de leite sem perspectiva de reaver o dinheiro a que tem direito em curto prazo.

Com a modificação apresentada, o produtor passaria a ser o segundo na ordem de prioridade de recebimento, ficando atrás apenas dos trabalhadores.

– A proposta veio como demanda dos produtores – afirma o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS), que apresentou o Projeto de Lei 8.216 em dezembro do ano passado.

Como houve mudança de legislatura, o texto precisou ser desarquivado. Ou seja, reencaminhado, já que não houve tempo hábil para a discussão.

Também foi a partir da sugestão feita por um produtor de Giruá que o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) elaborou a proposta, protocolada ontem na Câmara (PL 140/2015).

– O produtor de leite morre junto com a empresa. Se tiver dois projetos, até é bom para fazer pressão – diz Goergen.

Como são semelhantes, é provável que os projetos sejam apensados, ou seja, tramitem de forma conjunta. A meta é fazê-los andar ainda no primeiro semestre – antes de ir à votação, é preciso cumprir ritos burocráticos.

Um dos juristas que prestou assessoria ao relator do projeto da Lei de Falências hoje em vigor, o advogado Gilberto Corrêa Junior lembra que existe uma lógica por trás da ordem de credores atualmente em vigor.

– Não quero dizer que não se possa fazer ajustes na lei. O que me preocupa é fazer ajustes com base em uma condição de momento. Não se mexe em algo sem impactar do outro lado – pondera o advogado.

É verdade que a modificação deixaria o produtor em uma posição menos difícil em crises futuras, mas também é importante lembrar que essa alteração não ataca a origem do problema.

Gisele Loeblein
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2015/02/gisele-loeblein-projeto-para-tirar-o-produtor-de-leite-do-fim-da-fila-4693291.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas