Projeto do #leite no Sudoeste apresenta avanços

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De acordo com secretário da Amsop, o projeto foi iniciado em 2011 e o objetivo é aumentar a produção e qualidade do leite produzido no Sudoeste

A Amsop recebeu a confirmação oficial de que na abertura do orçamento o Estado disponibilizará recursos para a realização do treinamento e estruturação das propriedades modelos que compõem o projeto na região

 

Na última sexta-feira (24), numa conversa em Dois Vizinhos com o secretário Agricultura e do Abastecimento do Estado, Norberto Anacleto Ortigara, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu a confirmação oficial de que na abertura do orçamento o Estado disponibilizará recursos para a realização do treinamento e estruturação das propriedades modelos que compõem o projeto na região.

 

De acordo com o secretário da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Alberto Arisi, que é prefeito de Salgado Filho, já há a predefinição das propriedades modelos. Inicialmente serão quatro propriedades em cada município. Mais tarde, outras três também integrarão o projeto modelo. “O secretário oficializou que o governo do Estado é parceiro, vai colaborar e está à disposição para investir nos próximos 20 dias, através de um termo de convênio”, disse ele, e revelou que o repasse deve chagar aos R$ 30 milhões.

 

Conforme Arisi, o valor deverá ser distribuído em assistência técnica, investimentos em remédios e exames, por exemplo, de brucelose e disponibilidade de veículos para a assistência técnica.

 

Como inicialmente a proposta é que o projeto seja rodado em quatro propriedades e mais tarde em outras três de cada município, Arisi explicou estas servirão de modelo para que os demais agricultores possam enxergar os avanços.

 

Segundo Arisi, os técnicos e secretários dos municípios, juntamente com os do Estado, já estão trabalhando numa parte do treinamento. Na sequência, quando houver a liberação dos recursos, os trabalhos mais intensos serão iniciados.

 

A previsão, conforme o secretário da Amsop, é que o programa modelo passe a rodar no final de fevereiro ou início de março.

 

Sobre as discussões como governo federal, Arisi falou que já há algumas sinalizações importantes. “São R$ 36 milhões a fundo perdido para os 42 municípios do Sudoeste. Todos os municípios serão contemplados. Todos tiveram a oportunidade de indicar no que gostariam de ser contemplados”, disse ele, e explicou que algumas municipalidades serão atendidas, por exemplo, com caminhões de coleta e patrulha mecanizada.

 

Na avaliação de Arisi, a partir do momento em que o Estado autorizar o repasse dos recursos e iniciar os trabalhos de forma intensa, o governo federal também “vai acelerar a liberação do recurso. Eu acredito que pelo mês de março nós terremos um final bem positivo por parte do governo federal”, disse ele.

 

Resultado

 

De acordo com secretário da Amsop, o projeto foi iniciado em 2011 e o objetivo é aumentar a produção e qualidade do leite produzido no Sudoeste. “Acho que o grande retorno será o aumento da produção com um ganho na qualidade”, resumiu ele.

 

Rebanho

 

Entre os 42 municípios do Sudoeste, Chopinzinho é o município que possui o maior rebanho. De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral) de 2008, são 15.849 animais. A municipalidade também se destaca por ser o maior produtor de leite da região. Segundo o mesmo levantamento do Deral, no ano de referência foram 51.533.584 litros de leite, enquanto Francisco Beltrão, segundo maior produtor, apresentou um plantel de 12.581 cabeças e uma produção de 40.600.000 litros de leite.

 

http://www.diariodosudoeste.com.br/noticias/politica/7,48034,29,01,projeto-do-leite-no-sudoeste-apresenta-avancos.shtml

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas