Projeto Campo Futuro da CNA ensina produtor de leite no Tocantins e na Paraíba sobre custos e lucratividade

O setor lácteo no Brasil conta com alguns gargalos, principalmente na questão do alto custo de produção, por causa do aumento da mão de obra, insumos, energia elétrica, além da inflação.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O setor lácteo no Brasil conta com alguns gargalos, principalmente na questão do alto custo de produção, por causa do aumento da mão de obra, insumos, energia elétrica, além da inflação. Estudar o mercado e administrar os problemas são questões que alguns produtores ainda não sabem fazer de forma assertiva. Daí a importância dos painéis do projeto Campo Futuro da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que levanta os custos de produção de várias culturas em todos os estados produtores do país.

De acordo com o diretor-presidente da Cooperativa COAPECAL em Caturité, (PB), Laudimiro Lopes de Figueiredo Filho, pela primeira vez os produtores rurais do município conseguiram fazer uma reflexão administrativa de sua propriedade. “A visita do projeto vai nos ajudar a verificar os custos e perceber a lucratividade dos nossos produtos e se estamos conseguindo reduzir os gastos”, observou. Da mesma opinião compartilha o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sousa, (PB), Tiburtino Cartaxo. “Com os painéis podemos analisar a capacidade reprodutiva em nossa propriedade. Aprendemos a manusear as informações do custo de produção e preço do produto”, acrescentou.

Agora, para finalizar o projeto em 2015 no setor da pecuária de leite, os painéis de levantamento de custos vão ocorrer nos municípios de Araguaína e Araguatins, no Tocantins. “Após o encerramento desta etapa, vamos validar os dados e gerar um documento com todas as informações colhidas nos estados participantes: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba e Tocantins”, explicou o assessor técnico de bovinocultura de leite da CNA, Carlos Magno.
Os painéis da edição 2015 do Campo Futuro da pecuária de leite ocorrem em 17 municípios dos estados citados. Ao todo, cerca de 170 produtores rurais, representantes do comércio e indústria participaram das capacitações.

O projeto

O Campo Futuro é um projeto que alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de riscos de preços, de custos e de produção na propriedade rural. A geração de informações é tarefa da CNA, em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/Usp) e PECEGE/Esalq, UFLA, UFV e Embrapa Pesca e Aquicultura. O projeto consiste na elaboração de indicadores de conjuntura e de desempenho da cana-de-açúcar, café, fruticultura, grãos, bovinocultura de corte e de leite, aquicultura, suinocultura e avicultura. Esses indicadores têm como base os levantamentos de dados – chamados de painéis – realizados nos municípios representativos na produção agropecuária. Depois, é feito o acompanhamento mensal dos preços dos insumos e dos custos de produção nessas localidades.

http://surgiu.com.br/noticia/210122/projeto-campo-futuro-da-cna-ensina-produtor-de-leite-no-tocantins-e-na-paraiba-sobre-custos-e-lucratividade.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas