Projeto busca aumentar produção de #leite nos assentamentos do Semiárido paraibano

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

projetos que visam aumentar a produção de leite da caprinovinocultura nas áreas de assentamento do Semiárido paraibano e o melhoramento genético do rebanho.

Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), contratada pelo Incra para prestar assistência técnica em assentamentos da reforma agrária da Paraíba, irá desenvolver, este ano, projetos que visam aumentar a produção de leite da caprinovinocultura nas áreas de assentamento do Semiárido paraibano e o melhoramento genético do rebanho.

 

Dos 32 assentamentos acompanhados pela cooperativa, 16 estão localizados no Semiárido paraibano e serão beneficiados com os projetos que serão desenvolvidos por meio de parcerias, entre elas com a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa).

 

Uma das ações dos projetos é adquirir animais reprodutores de alta linhagem para melhorar a qualidade da raça existente, conforme explicou o médico veterinário da Coonap, Hildebrando Ribeiro Neto. Segundo ele, outro projeto que também será realizado por meio de parcerias é o melhoramento genético para a produção leiteira, que inclui a seleção das vacas, a vacinação e inseminação artificial. O veterinário acredita que, dentro de poucos anos, a produção leiteira nesses assentamentosirá ter um aumento de cem por cento.

 

Veterinário na reforma agrária

 

A atividade profissional do médico veterinário de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) tem como objetivo orientar, auxiliar e capacitar os produtores a melhorarem suas práticas na criação animal, promovendo aos assentados autonomia para que eles mesmos possam cuidar, de forma preventiva e curativa, dos seus animais. Ele ainda desenvolve e executa programas de reprodução, nutrição e higiene sanitária, além de realizar programas de treinamento, entre outras atividades.

 

Fonte: Incra-PB

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas