#Programa Minas Leite teve a participação de 6 mil produtores em 2012

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Programa Minas Leite promove a capacitação contí­nua de produtores rurais e técnicos
O balanço do Programa Minas Leite, em 2012, aponta que ele mobilizou, nesse perí­odo, 6 mil participantes, entre, produtores rurais familiares, lideranças municipais e técnicos extensionistas. Implantado pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em 2005, o Programa Minas Leite tem o objetivo de melhorar a qualidade do leite produzido nas propriedades, através da capacitação contí­nua de produtores e técnicos.

Também no ano passado, foram realizados 256 eventos, entre dias de campo, seminários, oficinas, palestras e cursos. Executado pela Emater-MG, em parceria com a Epamig, o programa teve, ainda, encontros e reuniões técnicas, torneio leiteiro, feiras e projetos, em várias regiões mineiras.

“A meta é garantir o aumento da produtividade e da renda do produtor rural, além de uma produção de leite com qualidade, que atenda aos critérios de sustentabilidade”, disse o coordenador técnico de Bovinocultura da Emater-MG, Marcos Meokarem.

Para participar do Minas Leite, os produtores familiares devem procurar uma das unidades da Emater-MG, onde terão acesso a conhecimentos sobre a utilização de recursos gerados na propriedade, cuidados com a saúde dos animais e melhoramento genético do rebanho, entre outros.

Estado tem o maior rebanho de vacas ordenhadas do paí­s

Minas Gerais é considerado o maior produtor de leite do paí­s. A produção mineira chega a 8,7 bilhões de litros, segundo dados da Pesquisa Pecuária Municipal de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE). O quantitativo representa 27,3% do total de 32,1 bilhões de litros produzidos no Brasil.

O Estado possui também o maior rebanho de vacas ordenhadas, com 5,6 milhões de cabeças. No paí­s, o rebanho de vacas ordenhadas é de 23,22 milhões. E, em Minas, a produtividade é de 1.502 litros/vaca, sendo 15,8% superior í  brasileira, que é de 1.297 litros/vaca.
http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/programa-minas-leite-teve-a-participacao-de-6-mil-produtores-em-2012/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas