#Programa Gestão de Qualidade no Campo é destaque em Minas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) do SENAR MINAS foi um dos destaques na Formação Profissional Rural (FPR) em 2012 na regional de Governador Valadares, que abrigou quatro programas dos 19 realizados no Estado.

Desde a implantação do GQC, em 2006, 21 foram realizados pela regional de Governador Valadares. Neste ano, os programas ocorreram nas cidades de Crisólita, Santa Helena de Minas, Virginópolis e em Valadares.

“Em Minas, foram capacitados 2.469 produtores rurais, que depois de passar pelo GQC passam a ser conhecidos como empresários rurais. Fico feliz e satisfeito porque venho percebendo que o interesse do produtor rural em se capacitar aumenta a cada dia, assim como a procura pelo programa GQC, especialmente aqui na nossa região», revela o gerente regional de Valadares, Ulisses Silveira da Costa.

Realização

O Programa é realizado em blocos, alternando aulas expositivas e consultorias, num total de aproximadamente tríªs meses. As turmas são formadas com dez propriedades, dois participantes por propriedade, vinculadas a uma entidade aglutinadora, que tenha o objetivo de promover melhorias nos aspectos de gestão e qualidade de seus associados.

Durante as aulas teóricas são discutidas, entre outras questões, cenários do agronegócio, a fazenda como uma empresa, planejamento, recursos humanos, marketing, comercialização, elaboração e padronização de processos.

Mudanças

De acordo com o superintendente do Senar Minas, Antí´nio do Carmo Neves, o processo da produção rural, em certos aspectos, é mais complexo do que uma atividade comercial ou industrial. Ele ressalta que o produtor enfrenta muitas vezes situações adversas a exemplo de catástrofes naturais como chuvas em excesso ou seca prolongada.

“Em muitos casos, os produtores rurais reclamam dos preços pagos pelos seus produtos, mas não tíªm conhecimento de quanto está lhe custando produzir tais produtos. Não tíªm idéia, por exemplo, de quanto lhe custou produzir o quilo do café ou o litro de leite. Nessa situação, não tíªm noção exata se estão ganhando ou perdendo com as atividades desenvolvidas nas suas propriedades”, afirma.

í‰ então que entra o GQC despertando nos produtores a necessidade de uma reflexão, uma análise. â€œí‰ preciso pensar sobre as realidades de ‘fora da propriedade e de dentro da propriedade’. O GQC capacita os produtores a refletir sobre as oportunidades e ameaças do ambiente externo e a fazer melhor gestão dos processos produtivos internos, dos recursos humanos, materiais e financeiros disponí­veis, levando-os a tomar melhores decisões e alcançar maior lucratividade”, explica Antí´nio do Carmo Neves.

Bons resultados

O Coordenador do programa, Celso Furtado Júnior, afirma que a regional Valadares tem obtido resultados satisfatórios com a implantação do GQC.

“Valadares tem atuado estrategicamente com o programa GQC na região, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais, Sicoob Sistema Crediminas e outras entidades, no momento em que busca contemplar produtores rurais que desejam ampliar a visão de negócio do meio rural e desta forma promover o ‘efeito multiplicador’ para os demais. Estamos observando uma ascensão no número de programas na região em função dos resultados positivos que tíªm apresentado para os empresários rurais e dinamização dos negócios”, destaca.

Elogios

O consultor José Geraldo de Andrade, professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), elogia o Programa de Gestão de Qualidade no Campo e destaca a importí¢ncia do curso para os participantes.

“O GQC é um programa amplo, que contempla o fornecimento de conhecimentos em aulas com diní¢micas, exercí­cios, exemplos e estudos de casos complementados por consultorias realizadas nas fazendas. Durante o curso, com a assessoria do instrutor, é elaborado um plano de gestão com qualidade para um perí­odo de quatro anos. Mudanças substantivas e significativas são contatadas nas propriedades. Acredito que este programa estabelece um diferencial nas fazendas de Minas Gerais”, diz.

Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS
www.senarminas.org.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas