#Programa gera melhorias no processo de produção do leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Reconhecido pelos bons resultados obtidos em seis estados brasileiros, o Programa Alimento Seguro do Leite (PAS-Leite), implantado pelo Sebrae Nacional, está surtindo efeito junto í  cadeia produtiva do leite e derivados. O tema, apresentado durante palestra no XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), pretende adequar pequenos produtores í  normativa 62/2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A instrução prevíª ajustes no processo de produção do leite e tem como prazo final para cumprimento das normas o ano de 2016.
O PAS-Leite atua com base em métodos voltados para promover melhorias nos processos de produção, desde a higienização do animal, de equipamentos, até o transporte do produto até os laticí­nios. De acordo com o gestor da carteira de leite e derivados do Sebrae Nacional, José Altamiro, o programa é indispensável para que os produtores se mantenham no mercado.
“Na maioria das vezes por desconhecimento, os produtores acabam fazendo o processo de forma incorreta, comprometendo a qualidade do leite. E é esse tipo de problema que o PAS-Leite ajuda a solucionar. O produtor precisa estar nos padrões exigidos ou ficará de fora do mercado”, enfatiza.
O PAS-Leite foi testado nos estados do Ceará, Alagoas, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Goiás, e já conta atualmente com cerca de 200 produtores capacitados em todo o Brasil. “Temos ainda consultores treinados que são multiplicadores de conhecimento e irão nos auxiliar nesse processo de adequação dos produtores”, avalia. De acordo com José Altamiro, no Rio Grande do Norte os produtores de leite já podem buscar a capacitação junto ao Sebrae no estado. O programa tem duração de até sete meses.
Fonte: Agíªncia Sebrae de Notí­cias

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas