#Produzir queijo de leite de cabra gera renda no semiárido

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mestre queijeiro espanhol ministra capacitação para empreendedores de Currais Novos

Em tempos de estiagem, os caprinos são uma excelente alternativa para os empreendedores do semiárido no Rio Grande do Norte que desejam incrementar os negócios. Para muní­-los de informação e conhecimento, o Sebrae no Rio Grande do Norte capacita empresários e profissionais do setor de laticí­nios de Currais Novos. Nesta terça-feira (9), chegou ao fim mais um curso de produção de queijo e derivados de leite de cabra fresco.

A capacitação foi ministrada pelo mestre queijeiro Ignácio Plaza, da região de Extremadura, na Espanha, e foi realizada no Centro de Tecnologia do Queijo (CTQueijo), que está instalado no municí­pio, a 180 quilí´metros de Natal. Além de empresários, também participaram da capacitação estudantes do Curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciíªncia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Os participantes tiveram a oportunidade de fazer um intercí¢mbio e tiveram contato direto com a experiíªncia e a tecnologia desenvolvida na região hispí¢nica. Eles aprenderam a fabricar novos produtos de alto valor agregado. O curso é fruto do projeto Aprisco Nordeste, que tem como propósito introduzir inovações tecnológicas, gerenciais e comerciais nas cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, beneficiando produtores rurais e empresas locais.

Ignácio Plaza aproveitou o momento para conhecer a Unidade de Beneficiamento de Leite da CERSEL – Unidade de Laticí­nio Sant’Ana e para proferir palestra no IFRN sobre o tema Derivados do Leite de Cabra para um grupo de técnicos e estudantes.

“A intenção é mostrar ao produtor rural e í s fábricas de laticí­nios que é possí­vel produzir e comercializar, mesmo que de maneira artesanal, produtos de qualidade, com valor agregado, não ficando apenas com o leite pasteurizado e o queijo de coalho, mas também outros derivados, aumentando o mix de produtos oriundos da caprinocultura”, ressalta o gestor do projeto Aprisco no Agreste e Seridó, Gustavo Cosme. Após a passagem por Currais Novos, Ignácio Plaza segue para Campina Grande, onde irá realizar a degustação de queijos produzidos em novembro de 2012, na sua última visita técnica.
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI335493-17180,00.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas