#Produtoras rurais participam do 1 Curso de Derivados do Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O curso aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Senhor Bom Jesus, no centro da cidade

A Prefeitura de Colniza, a Associação de Produtores Rurais do Projeto Filinto Muller e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistíªncia e Extensão Rural (Empaer) promoveram, de 22 a 24 de agosto, o primeiro Curso de Derivados do Leite, no Noroeste do Estado, no distrito de Guariba (150 km do municí­pio de Colniza). As participantes receberam orientações sobre pasteurização, processamento, boas práticas de fabricação, higiene e outros. O curso aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Senhor Bom Jesus, no centro da cidade.

A extensionista social da Empaer, Conceição S. Ribeiro, esclarece que desde o ano de 2004 as produtoras rurais aguardam a realização do curso. Durante tríªs dias, dezenove produtoras, aprenderam técnicas de como fazer requeijão cremoso, mussarela, queijo minas frescal e meia cura, iogurte, doce de leite pastoso e em barra. Conforme Conceição, além de explicar como aproveitar o soro na fabricação de ricota, patíª e bebida láctea, também foi apresentada a técnica de como pasteurizar o leite .

De acordo com a extensionista, o objetivo do curso foi capacitar e oferecer alternativas para a famí­lia rural agregar valor, por meio dos derivados do leite, possibilitando a melhoria da qualidade de vida com lucro e renda. Ela destaca que no iní­cio do curso foi ministrada uma palestra sobre boas práticas de manipulação e fabricação, higiene do ordenhador, das instalações e equipamentos.

Para realização do curso, o presidente da Associação dos Produtores, Augustinho Raulino Stein, repassou 115 litros de leite, o secretário de Agricultura de Colniza, João Pedro Gaiarin, disponibilizou recursos para aquisição de materiais para processamento do leite e a Empaer foi responsável pela parte técnica do curso. O encerramento contou com a participação de 60 pessoas, entre participantes e familiares.

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=131657

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas