#Produtividade do leite cresce 50% na região do Arenito Caiuá

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os produtores assistidos pelo projeto “Leite no Arenito Caiuá” tiveram um crescimento de 50% na produtividade desde que a iniciativa começou a ser colocada em prática, há sete meses. Os primeiros resultados do projeto foram apresentados na última semana, durante dia de campo no sí­tio Santo Antí´nio, no distrito de São Lourenço, em Cianorte. A meta do projeto é quadruplicar a produção de leite na região em quatro anos.

A produção de leite é importante na região como geradora de renda para os agricultores familiares, mas a produtividade é baixa, o que gera dificuldades de enquadramento dos produtores nas novas normas de produção de leite definidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Foi a partir desse diagnóstico que o projeto Leite no Arenito Caiuá passou ser gerido pelo Fórum dos Promotores do Desenvolvimento do Agronegócio Paranaense, coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e composto por outras 12 instituições públicas e privadas. O Fórum visa incrementar a atividade rural em várias regiões do Estado.

O projeto Leite no Arenito Caiuá prevíª a incorporação de tecnologia por meio de assistíªncia técnica sistíªmica aos produtores, de forma a aproveitar todo o potencial de produção de leite na região. Atualmente são 155 produtores de leite assistidos e a expectativa é que esse número triplique nos próximos dois anos.

“A integração de seis laticí­nios da região foi fundamental para o sucesso do empreendimento”, disse o chefe do núcleo da Seab em Cianorte, Francisco Cascardo Juní­or. Estas organizações, assim como os produtores, são apoiadas pelo Banco do Brasil, Senar e Sebrae, entidades que integram o Fórum dos Promotores do Desenvolvimento do Agronegócio Paranaense.

O Fórum vem implantando um modelo inovador de assistíªncia técnica aos pequenos e médios produtores de leite na região. O trabalho de acompanhamento das propriedades assistidas inclui elaboração de laudos sobre a qualidade do leite, testes de solos, das pastagens, orientação para o manejo dos animais e sobre higiene nos processos de produção, entre outras ações. A cada 30 dias, um dos técnicos visita a propriedade para orientar o produtor a fazer as práticas necessárias í  otimização do complexo sistema de produção de leite.

“O resultado é o aumento na quantidade e na qualidade do leite que está sendo enviado aos laticí­nios”, disse Cascardo. Segundo ele, os produtores assistidos estão otimistas e os laticí­nios também, porque estão trabalhando com produto de mais qualidade.

De acordo com o diretor geral da Seab, Otamir Cesar Martins, entre os pontos fortes do projeto Leite no Arenito Caiuá estão os indicadores claros de acompanhamento e de monitoramento.

DIA DE CAMPO – O dia de campo no sí­tio Santo Antí´nio, de propriedade de Antí´nio Joaquim de Castro, teve a participação de 65 produtores. O evento foi organizado pelo sistema Seab (núcleo regional da Seab, Iapar e Emater), em parceria os laticí­nios Lactonorte, de Cianorte, e Vidativa, com indústria instalada no municí­pio de Terra Boa.

O modelo de assistíªncia técnica personalizada, periódica e exclusiva apresentado demonstrou ótimos resultados em termos de produtividade, qualidade do produto e de renda aos produtores rurais. Estes aspectos fazem com que as recomendações técnicas sejam adotadas em sua plenitude pelos produtores assistidos, com efeitos positivos.

O modelo de assistíªncia técnica vem despertando o interesse da indústria e das prefeituras integrantes do Território Entre Rios, pela perspectiva concreta de contribuir para o desenvolvimento sustentável da bacia leiteira regional, a partir da melhoria do perfil produtivo desta exploração, especialmente nas unidades familiares de produção.

O Fórum dos Promotores do Desenvolvimento do Agronegócio Paranaense foi instituí­do pelo governador Beto Richa, integra e complementa as ações e recursos das instituições públicas e privadas, para que o agronegócio paranaense se torne referíªncia em competitividade e sustentabilidade.

Entre as instituições participantes do Fórum estão a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, como coordenadora, Emater, Iapar, Sebrae-PR, Faep/Senar, AguasParaná, Banco do Brasil, IAP, Ceasa-PR, Codapar, Claspar, CPRA e Sescoop/PR

Fonte: Agíªncia Estadual de Notí­cias

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas