#Produção leiteira é destaque de Fórum em Dourados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Como produzir com qualidade através da prevenção de doenças, utilizando métodos práticos e de fácil manipulação. Esse foi o principal assunto do setor do agronegócio durante o primeiro dia do Fórum de Sustentabilidade e Inovação, realizado nesta terça (30), em Dourados.

Na oportunidade, técnicos do IBS (Instituto BioSistíªmico), parceiro do Sebrae/MS em conjunto com a Seprotur, mostraram a aproximadamente 30 produtores de Dois Irmãos do Buriti, maneiras de melhorar a produção e o manejo da atividade, visando elevar a renda e melhorar a qualidade de vida.

“Há algum tempo atrás, esse tipo de realidade fugia completamente í  gente, pois o custo era muito alto. As visitas do ‘Vaca Móvel’, do ‘Rufião’ e do ‘Agro Móvel’ vieram acrescentar e muito, pois além de motivar aqueles que já trabalham na pecuária leiteira, incentivou outros produtores a seguirem o mesmo caminho”, explica Edson Menezes, participante da caravana e integrante da cooperativa do municí­pio.

Segundo o agrí´nomo do IBS, Manoel de Mattos, “procuramos olhar o desenvolvimento e não apenas a produção, colaborando com a organização desses produtores”, que já mostram resultado, como afirma a gestora do projeto no Sebrae, Pauline Barbosa: “já temos casos de sucesso de empreendedores rurais organizado-se para formar cooperativas, coisa que não existia antes”.

A iniciativa

O IBS, em parceria com o Sebrae, pelo Sebraetec (Serviço em Inovação e Tecnologia no Mato Grosso do Sul), promovem o desenvolvimento sustentável e a gestão administrativa e ambiental da produção agropecuária, em oito municí­pios de MS, atendendo a 500 pequenos e médios produtores de leite em média.

Serviço

Fórum de Sustentabilidade de Inovação, realizado pelo Sebrae em Dourados, acontece até hoje í s 20h no pavilhão de eventos Dom Teodardo Leitz. A programação completa está o site: Agíªncia de Notí­cias do Sebrae/MS ou 0800 570 0800.

Fonte: Jornal Agora MS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas