Produção leiteira do agreste pernambucano entra em debate

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Evento na cidade de Garanhuns também vai abordar ações para o turismo rural

Recife – Meio Ambiente, pecuária leiteira e turismo rural. Este míªs, o Agreste Meridional será palco do Agriagreste, evento para esses segmentos do agronegócio pernambucano, nos dias 18 e 19, em Garanhuns. Esta é a primeira edição e deve movimentar a principal cidade da bacia leiteira pernambucana.

Realizado pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e Sindicato Rural de Garanhuns, com apoio do Sebrae e Senar, a iniciativa tem como objetivo analisar a importí¢ncia dessa cadeia para o agronegócio local. O segmento tem enfrentado algumas dificuldades nos últimos anos. As palestras acontecem no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE, de 2008, os maiores produtores de leite de Pernambuco são os municí­pios de Buí­que, Itaí­ba e Pedra. A produção do Agreste responde por cerca de 75% de todo o leite beneficiado no estado. Pontos como turismo rural e questões ambientais, com íªnfase ao Código Florestal e o produtor rural, também serão abordados nas conferíªncias.

Indústria

Segundo a Agíªncia de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), dos cerca de 2 milhões de litros de leite produzidos diariamente em Pernambuco, pouco mais de 50% são coletados por laticí­nios registrados. A agíªncia diz ainda que o estado possui 97 estabelecimentos com inscrição no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) implantados e 13 agroindústrias cadastradas no Serviço de Inspeção Federal (SIF), ligado ao Ministério da Agricultura.

Nos últimos dez anos, a bacia leiteira estadual cresceu 173%, com destaque para a microrregião do Vale do Ipanema. De 1999 a 2008, somente o municí­pio de Pedra teve um crescimento de 576% nessa produção (segundo o IBGE).

O estado movimenta aproximadamente R$ 81 milhões por míªs com a comercialização de leite e os pernambucanos são os maiores consumidores de queijos em comparação a todos os estados do Nordeste, com quase R$ 25 milhões gastos, a cada míªs, com a compra do produto.
Fonte: Agíªncia Sebrae de Notí­cias

http://www.milkworld.com.br/noticias/post/producao-leiteira-do-agreste-pernambucano-entra-em-debate

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas