Produção de #leite no Brasil deve ser de 37 bilhões de litros em 2014

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A produção de leite no Brasil deve aumentar 5% em 2014, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se confirmado o aumento, a produção deve chegar a 36,75 bilhões de litros em um ano. Em 2013, a produção leiteira foi de 35 bilhões de litros, sendo 35% a mais que os 26 bilhões contabilizados em 2007.

 

Conforme o boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na última sexta-feira (20), o alto valor pago pelo produto neste ano deve motivar os criadores de gado leiteiro a investirem na expansão dos negócios.

 

A previsão para o próximo ano é que os preços continuem em alta. A redução nas importações do leite e seus derivados, devido o aumento do dólar que encarece as compras internacionais, será responsável pela valorização.A demanda também deve continuar aquecida para os próximos anos, já que há um déficit na produção nacional.

 

Consumo – Segundo o levantamento do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), o consumo per capita anual brasileiro é de 172,6 litros por habitante, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMC) é de 200 litros ano/habitante.

 

Retrospectiva MT – A cadeia do leite mato-grossense teve desempenho histórico em 2013. Conforme o Imea, o preço do produto atingiu valores recordes, tanto para o produtor como para o consumidor.

 

No período das chuvas, quando a oferta é maior, os preços sinalizavam patamares maiores em relação ao do ano passado. Durante a seca, o valor do produto disparou e em algumas regiões do estado, como a sudeste, foram registrados valores em torno de R$ 1,05 por litro pago ao produtor.

 

http://www.expressomt.com.br/economia-agronegocio/producao-de-leite-no-brasil-deve-ser-de–88194.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas