#Produção de leite mais competitiva

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ampliação da qualidade do leite e incremento na produção são benefí­cios relatados pelos 23 produtores rurais de Santa Rosa do Sul que participam do programa Mais Leite. As atividades são desenvolvidas pelo SENAR-SC na comunidade Barro Preto e contam com o envolvimento de vários parceiros, a exemplo de lacticí­nios, associações dos produtores e Sindicato Rural. O curso está no quinto módulo, do total de 12, com parte teórica e aulas práticas nos campos das propriedades rurais demonstrativas e é ministrado pela instrutora e veterinária Adriana Thiesen.

Ao todo os produtores tem 184 horas de aulas teóricas e práticas. Entre os assuntos abordados estão: diagnóstico, planejamento e gerenciamento da propriedade; implantação e manejo intensivo de pastagens perenes e de verão; manejo da ordenha e qualidade do leite; cerca elétrica, alimentação e reserva estratégica de alimentos; manejo de bezerras e novilhas; manejo de vacas e melhoramento genético; implantação e manejo de pastagens de inverno; irrigação de pastagem; manejo de vaca e melhoramento genético e sanidade.

“Os participantes estão muito satisfeitos com os resultados e ressaltam o valor da capacitação. Esta é a segunda turma desenvolvida no sul do estado onde havia uma caríªncia significativa da qualificação dos produtores da pecuária leiteira. A situação na região vem apresentando grandes saltos na qualidade e no aumento da produção”, observa a supervisora do SENAR na região sul de Santa Catarina, Sueli Silveira Rosa.

As atividades do programa Mais Leite capacitam produtores rurais para ajudá-los no desenvolvimento da produção e no aumento da renda. “As atividades capacitam desde o manejo intensivo de produção do leite até o cultivo do pasto, com exemplos teóricos e demonstrativos, acompanhados por técnicos qualificados do SENAR”, realça o vice-presidente da FAESC e coordenador do Programa, Nelton Rogério de Souza.

As turmas do programa beneficiam de 20 a 25 participantes, sendo no máximo dois por propriedade. Para participar é preciso ser produtor ou trabalhador rural, ter 18 anos completos e ter a atividade leiteira como principal atividade econí´mica. Além disso, ter vontade de mudar e de melhorar a propriedade, estar comprometido em participar e cumprir todas as tarefas do programa e disponibilidade em realizar todos os registros técnicos e financeiros do programa.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=242579&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas