Produção de leite em Chácara é prejudicada por falta de energia

Produtores contam que ficaram sem luz de 31 de dezembro até sábado (3). Cemig afirma que ventania provocou queda de postes e a falta de energia.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Produtores rurais de Chácara, na Zona da Mata, contaram que ficaram três dias sem energia elétrica. Segundo eles, o fornecimento foi interrompido na tarde da última quarta-feira (31) e só foi retomado neste sábado (3). O principal prejuízo, de acordo com os produtores, foi com a produção de leite, que estragou, já que não havia como manter a refrigeração. A estimativa é de perda de cerca de 6 mil litros. De acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig), concessionária que atende a região, houve uma ventania muito forte na Zona Rural da cidade e, com isso, quatro postes foram quebrados, o que causou a interrupção no fornecimento.

«Ficamos sabendo ontem à noite (sexta-feira, 3), que haviam caído dois ou três postes no município de Bicas, perto da Água Santa. Até agora, é a única informação que a gente tem», afirmou o produtor Cláudio de Oliveira.

O leite não pode ficar muito tempo sem refrigeração porque perde a qualidade. Com os tanques desligados pela falta de energia elétrica, o produto ficou fora da temperatura ideal de venda e deixou de ser recolhido pelos laticínios. Mesmo o leite que não estragou não foi recolhido.

«Não dá nem pra explicar como a gente se sente. É raiva, revolta. Fica indignado. O fruto do nosso trabalho é isso aí. Jogou o leite fora, acabou. Não tem mais nada», afirmou Admar Batalha, outro produtor de Chácara afetado pela falta de energia.

A dificuldade agora é encontrar locais para descartar o leite. Os produtore estimam que cerca de 6 mil litros tenham sido jogados fora. A máquina que faz a ordenha ficou parada. No curral, até as vacas sofreram com a falta de luz. O produtor Rogerio da Silva disse que ficou três dias sem conseguir picar o capim que serve de alimento para os animais.

«Esse capim que sobrou a gente vai ter que jogar fora, porque ele está mofado. Não podemos dar capim mofado para o gado», finalizou Rogério da Silva.

http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/01/producao-de-leite-em-chacara-e-prejudicada-por-falta-de-energia.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas