Produção de #leite diminui em Pedra por causa da cochonilha de escama

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Praga ataca todos os tipos de palma, alimento usado para o gado na região. Infestação aumentou desde 2012, com a seca que atingiu a área do Agreste.
A cochonilha de escama, uma praga que ataca todos os tipos de palma, está prejudicando a produção de leite no município de Pedra, no Agreste de Pernambuco. A infestação já existia por lá, mas aumentou desde 2012, com a seca que atingiu a região. A praga suga a seiva da planta, que seca e pode até morrer. Por causa disso, os produtores têm acumulado prejuízos.

César Arão, criador de gado, afirma que a produção de leite caiu pela metade na propriedade dele, pois é cada vez mais difícil encontrar a palma para alimentar os animais. “Quem tirava uma quantia de mil litros, hoje está tirando 500, exatamente por não ter palma suficiente para oferecer ao rebanho”, afirma. Ele plantou mais de 20 hectares e perdeu quase toda a produção.
Produção de leite é afetada pela falta de palma para alimentar o gado (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Produção de leite é afetada pela falta de palma para
alimentar o gado (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

O plantio de mudas de palmas doentes é apontado como uma das principais causas da infestação, mas não a única. “Normalmente, ela vem do plantio já doente, ou pessoas ou animais trazem e contaminam o plantio da palma”, explica Djalma Cordeiro, pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Para que a cochonilha não se espalhe, existem alguns cuidados que devem ser tomados. “Um dos primeiros controles é fazer a aplicação de óleo mineral à 2% e essa aplicação deve ser feita no início da infestação, para um controle mais eficiente. Outra coisa é, na hora do plantio, o produtor não plantar como normalmente se está plantando, quase que enquadrado 90 por 90 [hectares]. Ele deve plantar com esse espaçamento com um salto mais próximo entre as plantas e com fileiras mais distantes umas das outras, para facilitar o trabalho do operador quando usar o óleo mineral», orienta Cordeiro.

http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2014/11/producao-de-leite-diminui-em-pedra-por-causa-da-cochonilha-de-escama.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas