#Produção de leite deve crescer entre 1% e 2% no 1º semestre, segundo Rabobank

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Consultoria estima que preço pago ao produtor deve seguir alto até maioA produção de leite no Brasil vai continuar a crescer nos próximos meses, mas a um ritmo mais lento do que o iní­cio do ano. A produção da bebida no Paí­s crescerá entre 1% e 2% no primeiro semestre deste ano ante o mesmo perí­odo do ano passado, de acordo com analistas das áreas de alimentos e agronegócios e consultores do segmento de leite do Rabobank.

«A produção avançou fortemente nos últimos tríªs meses até janeiro de 2013, pelas boas condições do clima e das pastagens. A atividade leiteira teve um iní­cio do ano bom, mas as condições agora se deterioram em algumas regiões, principalmente no Nordeste, onde a produção foi afetada pela seca, embora a produção no Sul, principalmente, pode ter compensado algumas perdas na produção», explicaram os especialistas.

Sobre os preços pagos ao produtor, o Rabobank estima que os valores deverão permanecer elevados até maio, por causa do preço elevado no mercado doméstico e internacional. Já sobre a demanda doméstica por lácteos, os analistas do banco aguardam uma alta modesta no ano ante 2012. As medidas do governo para frear as importações de leite podem limitar os embarques no ano, avaliam os analistas.

Em termos globais, o Rabobank prevíª que a busca por uma oferta adicional de leite deve assegurar um ambiente de mercado apertado no segundo e no terceiro trimestres, antes de uma nova safra no Hemisfério Sul e um abrandamento de preços globais dos alimentos. No quarto trimestre, portanto, os preços ficarão mais baixos do que os do começo do ano.

Com relação ao consumo, o Rabobank víª uma demanda fraca na Europa e nos Estados Unidos, «levando a um crescimento lí­quido de zero no primeiro semestre de 2013», concluem os especialistas.

 

Fonte: Revista Globo Rural

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas