#Produção de leite com qualidade

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Instrução Normativa Nº51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabelece os parí¢metros para a produção de leite com qualidade

Neste contexto, a médica veterinária da Embrapa Rondí´nia, Fernanda Ferreira, enfatiza a importí¢ncia da ordenha de qualidade com o cuidado adequado para o controle da mastite e para evitar os principais pontos de contaminação do leite. “O kit Embrapa de ordenha manual, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, é uma alternativa aos pequenos produtores para produzir leite de qualidade”, diz.

A utilização do kit pode auxiliar na redução dos casos de mastite na propriedade. “A contagem bacteriana costuma ser alta na ordenha manual por causa da adoção de procedimentos incorretos, sem a adequada higiene dos tetos da vaca e também dos utensí­lios utilizados e das mãos dos ordenhadores”, explica Fernanda.

Estudos desenvolvidos pela Embrapa Gado de Leite mostram que a utilização adequada do kit pode reduzir o í­ndice de contagem bacteriana entre 40% e 85%. Ele pode ser comprado em lojas agropecuárias num valor em torno de R$ 150, com uma manutenção mensal de R$ 15.

Fonte: Embrapa Rondí´nia

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas