Presidente da Comissão Nacional de Leite avalia programa lançado pelo Governo Federal

Investimentos em defesa sanitária, abertura de novos mercados e marketing devem ser pontos de destaque no novo programa nacional de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro, lançado pelo Governo Federal nessa terça (12), em Brasília.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Esta é a avaliação do presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA e diretor da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Rodrigo Alvim, que classificou como ‘promissor’ o plano apresentado à ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu: “Em todos os seus pilares, o plano contempla itens importantíssimos, essenciais para toda a cadeia. Se levado a bom termo e de fato colocado em ação em sua integridade, o plano vai contribuir muito para a competitividade do setor”.

Para ele, a erradicação da brucelose e da tuberculose precisa ser meta prioritária, uma vez que as doenças ainda são empecilhos para a entrada do produto brasileiro em importantes mercados consumidores: “É um passo indispensável para nossa competitividade no mercado internacional, e acreditamos que haverá um forte empenho do Governo neste sentido, haja vista, inclusive, o recente lançamento do novo Plano de Defesa Agropecuária, bastante completo”.

Outro ponto destacado por Rodrigo Alvim é a abertura de novos mercados, que deve ser impulsionada por um pesado trabalho de marketing e de relações comerciais internacionais, como o que a ministra desenvolveu por anos à frente da CNA: “Este é outro ponto fundamental e no qual certamente teremos resultados muito positivos”, disse.

| Programa de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro
A ministra Kátia Abreu recebeu ontem (12) o Projeto de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro, durante reunião com representantes do Mapa e da cadeia produtiva (produtores e industriais). O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA e diretor da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Rodrigo Alvim participou do evento, representando o setor produtivo.

Os principais pilares do projeto serão a assistência técnica, a abertura de linhas específicas para a modernização e otimização de custos no setor, a sanidade animal, a qualidade e a promoção do consumo de leite. Os estados prioritários serão Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás, maiores produtores de leite do país. No entanto, o projeto poderá ser ampliado para outros estados.

A ministra Kátia Abreu afirmou que as medidas propostas pelo programa vão garantir a qualidade do produto e impulsionar as exportações: “O programa vai permitir que nosso produto possa, em primeiro lugar, ter qualidade para nossos maiores consumidores, os brasileiros, que vão saber que estamos com a rédea e o controle da sanidade nas mãos. Além disso, visamos o mercado exportador. Pretendemos que países prioritários, como China, Rússia e Japão, comprem nossos produtos sem nenhuma barreira”, observou a ministra.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG
www.sistemafaemg. org.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas