#Presidente da CNA lança o ano do leite no Tocantins e encerra Ano do Peixe

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do estado do Tocantins – FAET, senadora Kátia Abreu, realizou na tarde desta segunda-feira, 4, no auditório da FAET, em Palmas, a solenidade de encerramento do ano do Peixe e o Lançamento do Ano do Leite.

Na ocasião, Kátia Abreu ressaltou a importí¢ncia da produção do peixe e do leite para a economia do Tocantins, sendo as duas atividades fundamentais para o crescimento do Estado. Ela elencou ainda, as principais dificuldades encontradas pelos produtores rurais da região, dentre elas, a ausíªncia de licenciamento para a produção e comercialização do peixe e a proibição da criação de Tambaqui em curso d’agua, problemas que, segundo a presidente, já foram superados.

A Presidente da CNA atribuiu í  FAET e í s instituições parceiras da Federação, como a Embrapa, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), a responsabilidade por grandes avanços no setor agropecuário do Estado, prova dessa conquista, segundo ela, veio com a concessão de licenças ambientais a produtores de peixe em diversos municí­pios do estado. “As licenças ambientais dão direito de produção e comercialização de pescados aos produtores, por um perí­odo de um ano e isso engrandece nossa economia. Posso dizer que o peixe tornou-se um dos grandes e competitivos planos de negócios da atualidade,” afirmou.

Capacitações
Ainda segundo a presidente da FAET, o saldo do “Ano da Multiplicação dos Peixes” foi positivo. Foram realizados 21 cursos e palestras, 1.546 produtores rurais participaram dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/TO, como o Negócio Certo Rural, programa de gerenciamento e administração da prática da piscicultura, que a priori atendeu 141 produtores e com o aumento da demanda este número cresceu para 714, um total de sete turmas de 102 participantes.

Outros programas beneficiaram os produtores, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), destinado a estudantes do ensino médio que, somente em 2012, formou cinco mil alunos, dentre eles, 540 foram treinados na atividade de piscicultura. A quantidade de cursos ofertados pelo Pronatec, tendo o peixe como temática totalizaram 43 cursos, com 701 participantes somente neste último ano.

Kátia Abreu afirmou ainda que, para 2013, serão oito mil alunos formados pelo Pronatec. Ela anunciou que já manifestaram interesse pela área da piscicultura, 645 jovens.
Outra ação desenvolvida em benefí­cio ao crescimento da produção de pescado foi o “Caiu na rede é lucro”, seminário que ensina os produtores de que forma a piscicultura deve tornar-se cada vez mais rentável.

Ano do Leite
Durante o evento, o “Ano do leite” foi tratado por Kátia Abreu como um ano promissor, embora tenha reconhecido que há necessidade de aumentar a produção de leite e que, dos 139 municí­pios do Estado somente 30 produz apenas 50% da produção leiteira. “Vamos virar esse jogo, precisamos produzir e contamos com o apoio de todos, queremos que o leite tocantinense faça sucesso dentro e fora do Brasil”,disse.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, a junção entre secretarias, presidentes dos Sindicatos Rurais e a população rural é de extrema importí¢ncia para o aumento da cadeia produtiva do leite no Tocantins ”, a união dos lí­deres do campo irá fortalecer a classe e faço o compromisso de incentivar todo o processo”.

Programação
Fizeram parte da programação do evento, as palestras “Panorama do leite no Brasil e no Tocantins”, proferidas pelo assessor técnico da CNA, Bruno Barcelos Lucchi e pelo coordenador de desenvolvimento animal da Secretaria de Agricultura do Estado do Tocantins, Claudio Luiz Sayão Lobato. Ambos falaram do desempenho do mercado de leite. “O Tocantins ocupa o 18ª lugar no ranking nacional, um total de 287 milhões de produção, uma fatia de 0,83 %, uma produtividade geral de 628 litros por ano, esse número tende a crescer”, afirmou o assessor técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Premiação

Durante o evento, foram divulgados os vencedores do Príªmio CNA/FAET de Jornalismo, que ganharam R$ 3 mil cada. Os ganhadores foram, na categoria telejornalismo, Leandro Santiago, com a matéria “Festa do Peixe em Almas”, na categoria Webjornalismo, a vencedora foi Maria Antí´nia Diogo Perdigão, com “ Liberação da criação do Tambaqui deve mudar entorno do lago” e por fim Radiojornalismo com Gleydson Nunes com o “ Os caminhos do Peixe”.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAET/SENAR-TO
www.faetrural.com.br
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=273723&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas