Prefeitura apoia pequenos produtores de #leite de Dourados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com a criação da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), a Prefeitura de Dourados iniciou uma revolução no atendimento ao pequeno produtor. Eles recebem apoio logístico, no preparo do solo, sementes, assistência técnica e capacitação.

Um dos casos de sucesso foi a implantação de dez unidades do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), em parceria com o Banco do Brasil e o Sebrae, no distrito de Vila Vargas. Na semana passada eles começaram a vender a produção numa feira de produtos orgânicos criada pela prefeitura no bairro Izidro Pedroso.

Todos os dez pequenos produtores receberam apoio de tratores da prefeitura para a limpeza da área da horta e construção dos canteiros. Muitos deles também fizeram limpeza dos açudes de piscicultura e limpeza de canais com ajuda de uma retro-escavadeira da prefeitura.

O secretário Landmark Ferreira Rios explica que uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores autoriza o uso de máquinas e tratores públicos no apoio à agricultura familiar. Ainda neste semestre, segundo o secretário, começa a implantação de um lote com outros 10 PAIS no assentamento Lagoa Grande.

Vangivaldo Belo da Silva, dono do Sítio Bela Vista, em Vila Vargas, é um dos produtores apoiados pela prefeitura. No sítio dele, um trator da prefeitura fez a preparação do local e construiu os canteiros da horta. Ele também recebe assistência técnica. “Estamos recebendo bastante apoio”, conta.

Olavo Amorin da Silva, do Sítio São José, na 6ª Linha, além do trator para o preparo da horta, recebeu os serviços de retro-escavadeira para a limpeza de um açude que vai usar para desenvolver a piscicultura e de canais que conduzem água na propriedade. “O apoio que recebemos está muito bom”, comemora.

Vanilton Souza Leão, do Sítio Recanto Paturi, em Vila Vargas, também recebeu os serviços do trator na horta e da retro na limpeza de um açude. “A prefeitura está dando um incentivo bom para ajudar a nós, pequenos produtores, a produzir mais alimentos”.

A proposta do prefeito Murilo é investir no apoio à agricultura familiar para tornar Dourados referência na produção de alimentos orgânicos. Até o final do ano serão 30 hortas do Projeto PAIS implantadas.

Na semana passada foram oficializados os APLs (Arranjos Produtivos Locais) do Leite e do Peixe. Mais 30 produtores de leite e 30 produtores de peixe serão selecionados para as primeiras etapas, que vão ser exemplos de produção com alta tecnologia. Os APLs são em parceria com o governo do Estado e o Sebrae. Vários equipamentos oriundos da parceria do governo federal nos APLs serão utilizados nos projetos.

A Semafes desenvolve também o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), que visa garantir moradia de qualidade a produtores familiares. A prefeitura ainda prepara projetos para o desenvolvimento da produção de erva mate, oleaginosas para a indústria do Biodiesel, além de outras ações.
http://www.agorams.com.br/jornal/2014/05/prefeitura-apoia-pequenos-produtores-de-dourados/

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas