#Prefeitos e técnicos discutem ações conjuntas de combate í  seca

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nesta última segunda-feira (29), prefeitos das regiões do alto e médio sertão sergipano participaram de uma reunião em Nossa Senhora da Glória, com o objetivo de traçar estratégias para lidar com os efeitos do próximo perí­odo de estiagem. Na oportunidade, o secretário de Agricultura do Estado, Zezinho Sobral, levou equipes técnicas da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hí­dricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e da Empresa do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese).

O gerente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Itabaiana, Manoel Menezes, também participou. O encontro deu continuidade í  reunião promovida pela Federação dos Municí­pios do Estado de Sergipe (Fames), realizada no último dia 19. Foram apresentadas e discutidas ponto a ponto todas reivindicações feitas pelos prefeitos anteriormente. Em virtude de uma audiíªncia marcada com o Ministro da Integração Nacional, o presidente da Fames, Antí´nio Rodrigues (“Tonhão”), não marcou presença na ocasião. Ele foi representado prefeito de Canindé de São Francisco e vice-presidente da entidade, Heleno Silva.

“Tratamos com o pessoal da Conab sobre a venda do milho. A saca do milho é vendida aos agricultores familiares por R$ 18, e aos não familiares por R$ 21. O decreto encerra no próximo míªs, então a gente quer que a Conab disponibilize o milho aqui na região para ajudar os pecuaristas. O ouro do sertão é o leite. Não podemos deixar de dar também esse apoio aos produtores. Essa reunião teve o objetivo de discutir com o secretário Zezinho Sobral formas de enfrentar a seca de maneira planejada”, explicou Heleno Silva.

“As medidas que estão sendo tomadas tanto de convivíªncia quanto de estruturação e de emergíªncia em relação í  seca continuam desde 2011. O Governo do Estado de Sergipe e o Governo Federal tíªm medidas efetivas para diminuir os efeitos da estiagem. O que estamos fazendo nesses meses de pretenso inverno é informar o que vem sendo realizado, criando estruturas para o que virá e discutindo estratégias. Discutimos ações estruturantes. A ideia aqui também foi dar consciíªncia aos prefeitos das regiões médio e alto sertão daquilo que efetivamente está sendo feito. Demos conhecimento do que o Governo Federal, atendendo í s reivindicações do Estado, produziu do Plano Safra do Semiárido, que foi fruto de uma reivindicação apresentada”, frisou Zezinho Sobral.

A próxima reunião está marcada para o dia 19 de agosto, em Aracaju, visando apresentar propostas e negociações de interesse dos produtores do Estado. Também serão convidadas as direções da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaí­ba (Codevasf).
http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=167546

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas