#Preços altos dos alimentos beneficiarão paí­ses em desenvolvimento

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A conjunção de preços elevados dos alimentos, custos de frete mais baixos e tecnologias melhores cria uma oportunidade importante para agricultores dos paí­ses em desenvolvimento aumentarem os seus rendimentos e lucros, projetou o lí­der da equipe de finanças agrí­colas e gestão de risco do Banco Mundial, Marc Sadler, nesta sexta-feira.

No fim do ano passado, representantes do Banco Mundial haviam dito que o mundo não poderia suportar que uma situação de preços altos e voláteis dos alimentos se tornasse corriqueira. No entanto, Sadler apontou os benefí­cios aos produtores de nações mais pobres dos valores elevados dos alimentos e das tendíªncias favoráveis para a agricultura. ‘Os maiores retornos da agricultura permitirão aos agricultores adotar novas tecnologias, entrar em novos mercados e se afastar da subsistíªncia e da pobreza’, afirmou. Apesar de alguma redução da demanda devido aos preços altos, Sadler destacou que o consumo global de grãos para alimentação humana e animal continua fortalecido, especialmente na ísia.

O executivo afirmou ainda que muito cedo para fazer previsões sobre a qualidade da oferta de grãos neste ano, já que a maioria das lavouras está em desenvolvimento na América do Sul e em dormíªncia na América do Norte e Europa. No entanto, devido aos problemas de produção que os mercados de grãos enfrentaram no ano passado – como a seca nos EUA e em paí­ses da antiga União Soviética – Sadler ponderou que o risco de aperto no abastecimento persiste, porque há estoques que ainda não foram repostos. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agencia Estado

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas