#Preço pago ao produtor de leite não deve sofrer mais reduções este ano

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Baixa remuneração pode impactar até no crescimento de uma raça que tem sido destaque, a Gir Leiteiro

O ano de 2012 não deve terminar com comemoração por parte dos produtores de leite do Brasil. A alta do custo de produção e as importações de leite do Uruguai e Argentina puxam os preços para baixo. A boa notí­cia, porém, é que o preço pago ao produtor não deve sofrer mais reduções este ano. í‰ o que afirma Vicente Nogueira, vice-presidente da Federação Panamericana de Leite (Fepale).

O valor médio do litro de leite pago ao produtor hoje é de R$ 0,84, segundo a média Cepea, dois centavos a menos que no mesmo perí­odo do ano passado. A queda no preço é registrada justamente no momento em que o custo de produção subiu cerca de 33% em comparação com o ano passado.

Segundo Nogueira, no entanto, além da tendíªncia de estabilidade dos preços, a alta de 7% registrada no preço do leite em pó no mercado internacional deve trazer algum benefí­cio para o produtor brasileiro.

A baixa remuneração do produtor de leite pode impactar até no crescimento de uma raça que tem sido destaque. O Gir Leiteiro teve um avanço de quase 200% em número de registros nos últimos 10 anos, segundo a Associação Brasileira dos Criadores, a ABCGil, entidade que promove, em Uberaba, o primeiro congresso mundial da raça. Só em 2011 foram 28 mil animais registrados.

CANAL RURAL

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas