Preço do #leite pago ao produtor subiu 3,22% em março, diz CNA

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O preço do leite pago ao produtor brasileiro subiu 3,22% em março na comparação fevereiro, chegando a R$ 0,94 o litro, apontou nesta quarta-feira (09) a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no boletim “Custos e Preços”.

 

Segundo o relatório, a alta ocorreu após quatro meses consecutivos em queda, motivada pela baixa oferta do produto, decorrida pela seca que atingiu as principais bacias leiteiras, além do início da entressafra na região Sul do país.

 

A restrição de matéria-prima deve manter os preços do leite em alta durante o mês de abril, segundo a CNA. No entanto, a rentabilidade do produtor pode ser reduzida em função da alta nos custos de produção. Esta deve ocorrer puxada pelas incertezas sobre a produção do milho safrinha, um dos principais alimentos do gado e a diminuição na qualidade das silagens. Esta última pode ser compensada com um maior uso da ração concentrada, o que onera mais o bolso do produtor.

 

Café

Ao analisar o desempenho do café, a CNA diz que houve alta nos preços, mais de 20% em março na comparação com fevereiro, ocasionada também pela baixa oferta, consequência da estiagem nas regiões produtoras. Para a Confederação, há a expectativa de que a área do café arábica sofra alterações, sendo reduzida em 3,2% na atual safra.

 

Como característica da cultura, as safras de café normalmente se revezam com produções maiores em um ano e menores no seguinte. Se confirmada a redução, esta deverá ser a primeira vez em 20 anos que não ocorrerá a alternância entre safras, afirma a CNA.

 

Soja e Milho

Ainda nesta quarta-feira a CNA disse que a desvalorização do dólar segue travando as vendas soja e enfraquecendo os preços de comercialização no mercado interno.

 

De acordo com o boletim “Custos e Preços”, mesmo diante do cenário, o produtor ainda deve vender sua produção para pagar as dívidas de custeio a vencer nos próximos dias.

 

Quanto ao milho, os preços do milho no ambiente doméstico se mostraram voláteis, com a influência negativa da produção da primeira safra e com as incertezas em relação ao volume da safrinha. O motivo principal desta última é que plantio fora da janela ideal poderá prejudicar a produtividade.

 

http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/mato-grosso/10042014-121958-preco-do-leite-pago-ao-produtor-subiu-3-22-em-marco-diz-cna

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas