Preço do #leite na região é 8,4% a menos em relação a estiagem 2013

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Em tempo de estiagem que muito castiga as pastagens e quando o preço do leite teria que estar sendo majorado, isto não ocorre. O produto in natura está 8,4% mais barato do que 12 meses atrás, na estiagem passada. Em setembro de 2013, o litro de leite era vendido pelos sócios das duas principais cooperativas de Iporá (Cooprol e Coomafir) por R$ 1,18. No momento, 12 meses depois, o litro é pago somente a R$ 1,08.

Os produtores lamentam que o produto não tenha alcançado o mesmo bom preço da estiagem passada, enquanto que alguns custos não deixaram de ser majorados, diminuindo a margem de lucro.

A reportagem falou com os dois presidentes de cooperativas. José Carlos Ferreira, da Cooprol, culpa a importação que o governo fez de leite do exterior, forçando o preço do produto nacional para baixo. Adão Nascimento, da Coomafir, conta que como o preço esteve bom no ano passado, muitos produtores brasileiros também entraram na atividade e, em várias regiões do país, houve aumento de 20% na oferta de leite. Os dois presidentes de cooperativas dizem que não veêm possibilidade de aumento no preço do produto neste ano. «Isto é o que lamentavelmente se percebe no mercado do leite», dizem.

Dificuldade de mão de obra

Ambos os presidentes de cooperativas, José Carlos e Adão Nascimento, estão reclamando sobre a dificuldade de mão de obra para a atividade leiteira. Eles contam que não está fácil de ter um bom profissional vaqueiro na propriedade rural. Mesmo com uso de ordenhadeira mecânica, a qual facilita o trabalho, é cada vez menor o número daqueles que querem trabalhar no campo. Isso contribui para majorar os custos da produção de leite na região.

http://www.oestegoiano.com.br/noticias/economia/preco-do-leite-na-regiao-e-84-a-menos-em-relacao-a-estiagem-2013

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas