#Portugal:Produtores de leite reclamam intervenção «urgente» do Governo na regulação dos preços í  produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep) reclamou hoje a «urgente» intervenção dos ministros da Agricultura e da Economia, «com o patrocí­nio do primeiro-ministro», para regular o preço do leite a produtor.

«Face í  subida vertiginosa dos custos de produção nos últimos meses, propomos que a senhora ministra da Agricultura e o ministro da Economia,  com o patrocí­nio do primeiro-ministro, promovam, com caráter de urgíªncia,  negociações extraordinárias entre a indústria e a distribuição para atualizar o preço ao produtor para um ní­vel superior aos custos de produção», sustenta a Aprolep em comunicado.

Esta posição surge após «a maioria dos produtores de leite portugueses» ter sido «informada da baixa de mais um cíªntimo por litro de leite vendido í  indústria a partir de setembro», o que veio confirmar «as piores expectativas»Â  da associação.

Simultaneamente, destaca a Aprolep, «muitos produtores tomaram conhecimento da subida de dois cíªntimos por quilo de ração para alimentação dos animais para o mesmo míªs».

«Esta é uma situação incompreensí­vel e insustentável economicamente  que está deixar os produtores revoltados, indignados e desiludidos», afirma a associação, considerando que, «apesar das boas intenções manifestadas por todos os intervenientes da cadeia de valor e Governo, o facto é que  o leite já baixou 3,5 cíªntimos por litro, em sentido inverso aos custos com a alimentação animal, que subiram».

«A dura realidade, alerta, é que não temos tempo para aguardar pelos resultados de propostas legislativas que o Governo prometeu apresentar em setembro. Entre a apresentação, debate, aprovação, promulgação, publicação e regulamentação passará demasiado tempo, aumentarão as dí­vidas e fecharão as portas muitas explorações».

Para além de reclamar a «urgíªncia» da intervenção do Governo, a Aprolep desafia também «os responsáveis das várias associações agrí­colas, cooperativas,  indústria e distribuição a pronunciarem-se publicamente sobre a situação atual dos produtores e a avançarem com propostas concretas e positivas para  a sobrevivíªncia da produção de leite em Portugal».

Lusa
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/08/29/produtores-de-leite-reclamam-intervencao-urgente-do-governo-na-regulacao-dos-precos-a-producao

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas