#Portalacteo:Vaca transgíªnica produz leite que causa menos reações alérgicas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cientistas conseguiram criar uma vaca transgíªnica capaz de produzir um tipo de leite que oferece menor risco de alergias

A alergia é uma reação exagerada do corpo humano a alguma proteí­na especí­fica. O sistema imunológico “pensa” que aquela substí¢ncia – inofensiva – é um agente invasor e prepara uma resposta muito forte contra ela. í‰ essa resposta que causa sintomas da alergia, como vermelhidão, coceira e inchaço. Nos casos mais graves, a reação alérgica pode levar ao fechamento da glote e, a partir daí­, í  morte.

No caso da alergia ao leite, uma das causas mais comuns é uma proteí­na chamada beta-lactoglobulina. Essa substí¢ncia está presente naturalmente no leite de vários mamí­feros – como a vaca, por exemplo –, mas não no leite humano.

Segundo Stefan Wagner, do Instituto AgResearch, em Hamilton, na Nova Zelí¢ndia, essa proteí­na está envolvida em entre 60% e 80% dos casos de alergia ao leite. Entre 2% e 3% das pessoas tíªm esse tipo de alergia.

Então, a equipe de Wagner, que é liderada por Goetz Laible, resolveu criar uma vaca que produzisse um leite sem essa proteí­na.

O primeiro passo foi dado em roedores. Usando um método chamado interferíªncia de RNA, que impede a atuação de algum gene especí­fico, os especialistas conseguiram bloquear a produção da beta-lactoglobulina.

Em seguida, eles repetiram a técnica em vacas, e tiveram sucesso. A vaca transgíªnica criada pelos cientistas produz um leite com apenas 4% da quantidade da proteí­na encontrada no leite tradicional.

“Não sabemos se há efeitos colaterais, mas não é muito provável”, afirmou Wagner ao G1. Ele disse que a mudança genética “não deveria afetar outras proteí­nas”, mas admitiu que isso é possí­vel. Segundo os autores, novos estudos são necessários para avaliar a composição e os valores nutricionais desse leite em longo prazo.

http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=4&cid=135910

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas