#Portalacteo:Rabobank projeta preços recordes de alimentos em 2013

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nova York, 19 – Os preços globais dos alimentos devem atingir ní­veis recordes em 2013 devido í  seca em áreas produtoras ao redor do mundo e aos estoques apertados de culturas intensivas de alimentação, como a dos grãos, afirmou nesta quarta-feira o Rabobank. Segundo o banco, essa situação deve se traduzir em preços elevados principalmente para a carne, seja bovina, suí­na ou ovina.

O í­ndice de preços de alimentos das Nações Unidas, que mede a variação mensal dos preços internacionais de uma cesta de commodities alimentares, pode subir 15% e atingir 243 pontos até o fim de junho de 2013. Esse número seria superior ao recorde de 238 pontos verificado em fevereiro de 2011. No míªs passado, o í­ndice atingiu 213 pontos. Os temores são de que ocorra uma nova crise alimentar no mundo, a terceira em apenas quatro anos.

Para Luke Chandler, chefe global em pesquisas de commodities agrí­colas do Rabobank, «o impacto da alta dos preços (da carne) deverá ser menor para consumidores mais pobres, que devem trocar o consumo de proteí­na animal por grãos como arroz e trigo». Já «em economias desenvolvidas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, onde a elasticidade de preços entre carne e milho é baixa, o efeito da alta dos grãos será sentido por mais tempo».

O Rabobank disse ainda que a pressão inflacionária sobre os alimentos só não é maior por conta do fraco crescimento econí´mico mundial, dos preços mais baixos para a energia e dos custos reduzidos com frete.

Produtores de carne ao redor do mundo foram prejudicados neste ano pela escalada dos preços dos grãos, em especial milho e farelo de soja, dois dos insumos mais utilizados em ração animal. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agencia Estado

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas