#Portalacteo:Novas técnicas permitem aumentar produção e preservação

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mesmo com a produtividade crescendo nos últimos dez anos em mais de 100% e com produção maior que os Estados do Amazonas, Acre, Roraima, Para, Tocantins, Maranhão, Piauí­ e Ceará juntos, Rondí´nia esbarra na falta de tecnologia para aumentar a produção.
“A Embrapa realiza programas para desenvolver tecnologicamente os produtores, mas por serem pessoas mais velhas e de baixa escolaridade, ainda são bastante resistentes a novas tecnologias e acabam não aceitando”, disse Oliveira.

O programa Tecleite desenvolvido pela Embrapa e o Núcleo Norte da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), juntamente com externos, busca ofertar tecnologias, conhecimentos e serviços que supram as demandas tecnológicas locais para produção de leite com qualidade, proveniente de sistemas de produção eficientes e sustentáveis.

O projeto Arco Verde é outro desempenhado pela Embrapa para contribuir com a transição do modelo de produção predatória para o novo modelo de produção sustentável. Com a recuperação e renovação das pastagens degradadas.

Desde que implantou a tecnologia, em novembro de 2011, o produtor Marcelo Soares aumentou a média de produção de leite de 5L por vaca, na área de 40 hectares onde mantinha o rebanho, para 9L, em área de apenas 3 hectares, onde são mantidas as vacas em produção.
Segundo Marcelo Soares, não é necessário derrubar mais árvores para ter maior quantidade de terra e aumentar a renda, sendo possí­vel produzir mais leite com manejo rotativo da pastagem. “Assim não estou degradando a terra e nem acabando com a água e o meio ambiente. Com apenas 40 dias soltei o gado para comer o capim”, declara.

O produtor Erisandro Soares afirmou que aumentou a média diária de produção de leite de 4,5L por vaca, em área de 30 hectares para todo o rebanho, para 7L também em 3 hectares, onde ficam apenas as vacas em produção. Assim, a produtividade do rebanho aumentou mais de 30% e a ocupação da área é reduzida em mais de cinco vezes. “Cada ano vou fazer um pouquinho, reflorestar várias partes do meu sí­tio e recuperar essas áreas”, afirma.

O pesquisador da Embrapa Rondí´nia, Cláudio Townsend, explica que a finalidade da recuperação e da renovação das áreas de pastagens degradadas é reconvertíª-las ao processo produtivo e evitar a agricultura itinerante na qual o produtor, ao invés de incorporar tecnologias ao sistema de produção, abre novas áreas de floresta para formar novas pastagens. “Além disso, o projeto inclui um pacote tecnológico com inseminação artificial e controle zootécnico e sanitário do rebanho. A melhoria da condição de renda do produtor pode evitar a saí­da dele do campo e o íªxodo rural”, acrescenta. (PAULO DOS SANTOS)

http://diariodaamazonia.com.br/20116/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas