Diversas entidades da cadeia produtiva do leite do Estado entregaram na última sexta-feira (14) um manifesto de protesto no Sindicato Rural de Campo Grande. O setor pede a adoção de medidas de proteção e que assegure competitividade do mercado interno.
Além disso, a medida é para pedir apoio ao governo federal. O movimento idealizado em Mato Grosso do Sul ganhou adesão de outros nove estados onde a reivindicação é a mesma.
O abaixo-assinado foi entregue com a adesão de 2.500 pessoas, mas a expectativa segundo o Presidente da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema (Coopavil), Hernandes Ortiz, é que só em Mato Grosso do Sul a adesão chegue a 5 mil até o final do míªs.
Ainda segundo Hernandes Ortiz, que vem articulando e mantendo contanto com os demais estados, a expectativa mínima é que cerca de 30 mil pessoas participem do abaixo-assinado nos nove estados que já confirmaram apoio ao manifesto, são eles: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rondí´nia e Bahia, além de Mato Grosso do Sul.
A centralização das assinaturas dos estados participantes do manifesto acontece no dia 28 de setembro na Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A expectativa é de reunir cerca de 30 mil assinaturas.
Confira o texto do manifesto:
“Os produtores de leite do Estado de Mato Grosso do Sul, através do presente manifesto, vem repudiar a atual política fiscal, com o incentivo fiscal para a importação de leite e derivados de outros países, o que inviabiliza a produção de leite e derivados pelos produtores brasileiros, que na sua grande maioria é composta por pequenos produtores que desenvolve a referida atividade em regime de economia familiar. Assim, protestam os abaixo assinados, por urgente e imediata adoção de medidas de incentivos fiscais que possibilite a proteção e a competitividade do mercado interno de forma a priorizar o aumento do preço pago ao produtor rural; bem como, da ampliação do consumo de leite e derivados produzidos no Brasil. Mato Grosso do Sul, junho de 2.012.â€
http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=237461&ed=Agroneg%C3%B3cio&cat=Not%C3%ADcias