#Portalacteo:Manifesto em prol do mercado de leite reúne produtores de 10 estados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Diversas entidades da cadeia produtiva do leite do Estado entregaram na última sexta-feira (14) um manifesto de protesto no Sindicato Rural de Campo Grande. O setor pede a adoção de medidas de proteção e que assegure competitividade do mercado interno.

Além disso, a medida é para pedir apoio ao governo federal. O movimento idealizado em Mato Grosso do Sul ganhou adesão de outros nove estados onde a reivindicação é a mesma.

O abaixo-assinado foi entregue com a adesão de 2.500 pessoas, mas a expectativa segundo o Presidente da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema (Coopavil), Hernandes Ortiz, é que só em Mato Grosso do Sul a adesão chegue a 5 mil até o final do míªs.

Ainda segundo Hernandes Ortiz, que vem articulando e mantendo contanto com os demais estados, a expectativa mí­nima é que cerca de 30 mil pessoas participem do abaixo-assinado nos nove estados que já confirmaram apoio ao manifesto, são eles: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rondí´nia e Bahia, além de Mato Grosso do Sul.

A centralização das assinaturas dos estados participantes do manifesto acontece no dia 28 de setembro na Confederação Nacional da Agricultura (CNA). A expectativa é de reunir cerca de 30 mil assinaturas.

Confira o texto do manifesto:

“Os produtores de leite do Estado de Mato Grosso do Sul, através do presente manifesto, vem repudiar a atual polí­tica fiscal, com o incentivo fiscal para a importação de leite e derivados de outros paí­ses, o que inviabiliza a produção de leite e derivados pelos produtores brasileiros, que na sua grande maioria é composta por pequenos produtores que desenvolve a referida atividade em regime de economia familiar. Assim, protestam os abaixo assinados, por urgente e imediata adoção de medidas de incentivos fiscais que possibilite a proteção e a competitividade do mercado interno de forma a priorizar o aumento do preço pago ao produtor rural; bem como, da ampliação do consumo de leite e derivados produzidos no Brasil. Mato Grosso do Sul, junho de 2.012.”

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=237461&ed=Agroneg%C3%B3cio&cat=Not%C3%ADcias

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas