#Portalacteo:Laboratório produz etanol a partir de soro de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Está surgindo no Rio Grande do Sul uma nova fonte de matéria-prima para produção de etanol. í‰ o soro do leite. De cada quilo de queijo produzido sobram, em média, nove litros de soro, um lí­quido esbranquiçado formado por 95% de água, 4% de lactose e 1% de proteí­na. Para ser aproveitado pela indústria alimentí­cia na composição de bebidas lácteas e recheios de biscoitos é preciso transformá-lo em pó, o que gera custos altos principalmente para o pequeno produtor.

Se não for utilizado para alimentação, o soro precisa ser tratado como um efluente industrial para não contaminar lagoas e rios. Os experimentos para a bioconversão do soro em etanol tíªm a coordenação do professor Marco Antí´nio Ayub, do Instituto de Ciíªncia e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele obteve etanol de soro de leite em biorreatores com leveduras do gíªnero Kluyveromyces que fazem a transformação do material lácteo em biocombustí­vel (Journal of Chemical Technology and Biotechnology, agosto 2012). «A produção atingiu 3,5 gramas de etanol por litro por hora. Ainda é muito baixo em relação í  produção do álcool da cana, mas estamos otimizando o sistema», diz Ayub. Ele acredita que esse tipo de reator servirá para médios e pequenos produtores no futuro para produzir etanol e com ele gerar energia elétrica. «Na Inglaterra existe uma empresa que converte o soro em gás metano para esse fim.»

A matéria é da Revista Pesquisa Fapesp

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas