#Portalacteo:Governo vai comprar milho no mercado para abastecer Sul e Nordeste

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

BRASíLIA – O governo federal decidiu comprar milho diretamente do mercado para resolver problemas de abastecimento verificados principalmente nas regiões Sul e Nordeste, atingidas por uma seca prolongada.

Segundo o secretário de Polí­tica Agrí­cola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, serão lançados contratos de opção de compra para 150 mil toneladas de milho. A estimativa é que tal operação tenha um custo de R$ 90 milhões e resolva o problema de abastecimento no mercado de balcão até o fim do ano.

O acerto, que agora precisa ser formalizado por portaria interministerial, foi feito hoje, após reunião do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, com o Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

De acordo com Rocha, deverão ser exercidas opções de compra de 75 mil toneladas no Paraná, para abastecer o mercado do Rio Grande Sul e Santa Cataria.

Outras 75 mil toneladas provenientes do Mato Grosso irão suprir a demanda no mercado do Nordeste. O governo estava com dificuldade para comprar milho devido a alta do preço do grão.

“Com essas 150 mil toneladas regularizarí­amos a questão de abastecimento do balcão que é o compromisso que o governo tem com o produtor rural”, disse o secretário.

O contrato de opção de compra normalmente é utilizado para tentar elevar o preço de uma mercadoria. Neste caso, porém, a ideia é enfrentar a questão de abastecimento.

O contrato prevíª a entrega do produto no destino. “Quem arrematar os príªmios tem o compromisso de entregar o produto nos armazéns que nós determinarmos. O produtor vai pagar o que está estipulado no balcão”, disse o secretário.
Fonte: Valor Econí´mico

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas