Capacitar produtores rurais de manejo intensivo de produção de leite a pasto, aumentar a produção, ampliar a renda e melhorar a vida das famílias que moram no campo. Com estes objetivos a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC iniciou nesta semana o Programa Mais Leite no município de Alfredo Wagner.
O curso integra 25 participantes e conta com apoio do SENAR-SC e do Sindicato do Produtor Rural de Alfredo Wagner. As aulas teóricas e práticas são desenvolvidas nas propriedades dos produtores rurais participantes. Os próximos encontros estão agendados para os dias 4 e 5, 25 e 26 de outubro e 12 e 13 de novembro.
“As atividades capacitarão desde o manejo intensivo de produção de leite até o cultivo do pasto, com exemplos teóricos e demonstrativos, acompanhados por técnicos qualificados do SENARâ€, realça o vice-presidente da FAESC e coordenador do programa, Nelton Rogério de Souza.
O programa é desenvolvido em 12 módulos e entre os assuntos abordados estão: diagnóstico, planejamento e gerenciamento da propriedade; implantação e manejo intensivo de pastagens perenes e de verão; manejo da ordenha e qualidade do leite; cerca elétrica; alimentação e reserva estratégica de alimentos; manejo de bezerras e novilhas; manejo de vacas e melhoramento genético; implantação e manejo de pastagem de inverno; irrigação de pastagem; manejo de vaca e melhoramento genético e sanidade.
As turmas do programa beneficiam de 20 a 25 participantes, sendo no máximo dois por propriedade. Para participar é preciso ser produtor ou trabalhador rural; ter 18 anos completos; ter a atividade leiteira como principal atividade econí´mica. Além disso, ter vontade de mudar e de melhorar a propriedade, estar comprometido em participar e cumprir todas as tarefas do programa e disponibilidade em realizar todos os registros técnicos e financeiros da ação.
A capacitação totaliza 184 horas ente aulas práticas e teóricas. Os módulos do programa compreendem os seguintes assuntos: O programa de Qualificação na Pecuária Leiteira; Diagnóstico da propriedade leiteira; Planejamento e gerenciamento da propriedade leiteira; Implantação e manejo de pastagens; Planejamento forrageiro e cerca elétrica; Instalação de cerca elétrica; Manejo da ordenha e qualidade do leite; Alimentação e reserva estratégica de alimentos; manejo de bezerras e novilhas; Irrigação de pastagens; Manejo e sanidade do rebanho e visita técnica em propriedade leiteira. Na última etapa ocorre apresentação de resultados e avaliação.
O SENAR-SC custeia todas as despesas, instrutoria, materiais instrucionais e alimentação nos encontros. Os participantes que obtíªm no mínimo 80% de frequíªncia recebem certificados. Outras informações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), pelo telefone (48) 3333-0322 ou no Sindicato rural de cada município.