No próximo dia 28 de setembro, produtores de leite dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Rio de Janeiro e Bahia entregam abaixo assinado com as principais reivindicações do setor para a Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que irá apresentar a lista ao governo federal.
“Nossa preocupação está no aumento das exportações e no alto custo de produção do leite no Estadoâ€, aponta o diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini. O primeiro semestre de 2012 fechou com aumento de 520% na importação de lácteos. De 554 toneladas, o Estado alcançou 3.437 toneladas no acumulado de janeiro a junho de 2012. O Uruguai foi responsável por 65% do atendimento í demanda, seguido pela Argentina, com 33% do produtor comprado por MS.
Mato Grosso do Sul liderou o movimento e entregou, na sexta-feira, (14) ao governo do Estado, as assinaturas de produtores e indústrias com a solicitação de medidas emergenciais.
“Vamos dar mais peso ao setor, reforçando a necessidade de medidas mais substanciais. Precisamos de vontade política nacional para resolver a situaçãoâ€, disse a secretária de Produção e Turismo de MS (Seprotur), Tereza Cristina, durante a Hora do Leite.
Fonte: matéria adaptada do site notíciasagricolas