#Portalacteo: Volume de leite industrializado no Paí­s cresce 4%

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O resultado deixa os produtores otimistas com a possí­vel queda do leite informal ao final de 2012.

Entre janeiro e junho de 2012, foram industrializados 10,9 bilhões de litros de leite, crescimento de 4% na comparação com o mesmo perí­odo do ano passado, quando a indústria processou 10,5 bilhões de litros. Os dados da Pesquisa Trimestral do Leite foram divulgados na quinta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE).

O resultado deixa os produtores otimistas com a possí­vel queda do leite informal ao final de 2012. “O aumento no leite industrializado divulgado pelo IBGE foi superior ao da captação de leite, estimado em 3% pela Conab“, aponta Jorge Rubez, presidente da Associação Leite Brasil.
Segundo Rubez, o consumo de leite informal no Brasil caiu nos últimos tríªs anos e passou de 32% em 2010 para 31,3% em 2011. A estimativa, em 2012, é que este número chegue em 30,6%. “O que esperamos, agora, é uma possí­vel recuperação de preço durante o segundo semestre para compensar o aumento dos insumos, em especial o da soja e do milho”, afirma.

Para Carlos Humberto Mendes de Carvalho, presidente do Sindicato da Indústria de Laticí­nios e Produtos Derivados (Sindileite) do Estado de São Paulo, o aumento no volume de leite processado é consequíªncia do avanço da captação nas principais bacia leiteiras do Paí­s. “Houve um aumento considerável na produção nas regiões sul e centro sul por causa da prolongação do perí­odo chuvoso”, diz.

Com maior oferta, a indústria conseguiu reduzir o custo e ampliar a escala. “Isso também colaborou para investir em produtos de maior valor agregado”, conclui. O leite industrializado pode ser: fluí­do (pausterizado UHT); em pó ou desidratado (leite condensado e creme de leite) ; queijos e iogurte ou bebidas lácteas.

Fonte: Portal DBO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas