#Portalacteo: Selo garante a laticí­nios aumento de produção; expectativa é de 1.000 kg/dia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Caso consiga obter regularização – garantida pelo secretário de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Figueiredo, e pelo presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistíªncia e Extensão Rural (Empaer), Valdizete Nogueira, um pequeno laticí­nio localizado em Santo Antí´nio do Leverger-MT, passará a produzir dos atuais 200 quilos de queijo coalho por dia para 1 mil quilosO laticí­nio, que deverá ser regularizado e receber o selo de inspeção sanitária para poder ampliar a produção e comercialização de produtos, tem na folha de pagamento seis funcionários.

Meraldo Figueiredo e Valdizete Nogueira aprovaram o trabalho realizado no laticí­nio depois de conhecer o projeto da unidade.

Tão logo tenha seu negócio regularizado, o laticí­nio, que já conta com as chuvas de janeiro para transformar as pastagens, deixando-as fartas e com um capim que apresenta maior qualidade nutricional.

Produtividade

O elevado custo de produção da atividade provocado pela estiagem prolongada e o aumento nos preços dos grãos durante 2012 vai arrefecer um pouco neste ano, com a entrada da nova safra de grãos que tende a baratear os preços da ração í  base de soja e milho.

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea, não deixa de indicar cautela sobre o peso dos custos trabalhistas, levando-se em consideração o aumento de 9% no salário mí­nimo, para R$678, exigindo mais planejamento dos produtores de leite.

Em 2012 o custo de produção foi 20% superior ao de 2011. Alguns fatores contribuí­ram para isso,como a alta dos preços dos grãos, que acabou afetando a rentabilidade da atividade leiteira e foi responsável pelos baixos investimentos e pela desistíªncia de alguns pecuaristas no segmento.

http://www.expressomt.com.br/economia-agronegocio/selo-garante-a-laticinios-aumento-de-producao-expe-47684.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas