#Portalacteo: Novas regras para o sector do leite em vigor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As novas regras para o sector do leite, que visam preparar o mercado para o fim das quotas de produção, em 2015, entram esta quarta-feira em vigor na sua totalidade, anunciou a Comissão Europeia.

As novas regras tíªm como objectivo reforçar a posição dos produtores na cadeia de abastecimento, estando prevista a possibilidade de serem feitos contratos escritos entre os produtores e os transformadores de leite.

Bruxelas salvaguarda também a possibilidade de negociação colectiva das condições contratuais através das organizações de produtores, de modo a equilibrar o poder negocial dos produtores de leite com o dos grandes transformadores, regras da União Europeia (UE) especí­ficas para as organizações inter-profissionais e medidas destinadas a melhorar a transparíªncia no mercado.

Estas medidas serão válidas até 2020, com duas revisões intercalares, em 2014 e 2018.

Segundo as novas regras, os produtores podem negociar colectivamente os contratos através de organizações.

Bruxelas fixou ainda limites para o volume a negociar, para colocar os produtores em pé de igualdade com as grandes centrais leiteiras, mantendo simultaneamente uma concorríªncia adequada na cadeia de abastecimento de leite cru.

Os limites fixados correspondem a 3,5% da produção global da UE e a 33% da produção nacional, sendo estabelecidas salvaguardas especí­ficas para evitar prejuí­zos elevados, em especial para as Pequenas e Médias Empresas.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/novas-regras-para-o-sector-do-leite-em-vigor

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas