#Portalacteo: Laudo oficial confirma contaminação de leite por nitrato e nitrito em SC

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nesta quarta, órgãos envolvidos debatem as consequíªncias í  empresa.No total, 26 pessoas foram intoxicadas com o produto contaminado.

O laudo oficial sobre a contaminação do leite da marca Holandíªs saiu nessa terça-feira (2) e confirmou o documento parcial que já havia sido divulgado. Análise de amostras dos produtos da marca produzidos a partir do dia 18 de setembro mostraram que o leite e produtos derivados, como a nata, iogurte e queijo, estavam contaminados com nitrato e nitrito.

No final da tarde desta quarta-feira (3), os órgãos envolvidos devem debater sobre as consequíªncias para a empresa catarinense e verificar a produção e comercialização dos produtos da marca podem ser liberadas. «Vamos fazer um processo administrativo, saber as causas, consequíªncias, quem é o responsável. Isso pode levar quatro, cinco, seis meses. Nós não temos pressa de apurar o fato em si, mas que isso não ocorra de novo», afirma João Manoel Marques, diretor técnico da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrí­cola de Santa Catarina (CIDASC).
saiba mais

Laudo aponta presença de nitrito em amostras de leite de marca de Santa Catarina
Número de pessoas intoxicadas por leite permanece em 26 em Santa Catarina
Após consumir leite, 15 crianças são internadas em estado grave em SC

De acordo com responsável técnico da marca Holandíªs o laudo é favorável í  empresa. «Apenas aquele lote estava contaminado. As amostras recolhidas desde o dia 23 de setembro deram negativas, o que mostra que nossas correções foram satisfatórias. Estamos confiante e agora falta pouco para a Vigilí¢ncia nos liberar», afirma Luiz Carlos Custódio.

Entenda o caso

A suspeita de contaminação do leite ocorreu após oito crianças ficarem doentes em tríªs cidades de Santa Catarina. O primeiro sintoma da intoxicação pela substí¢ncia é a cianose, ou seja, mudança da coloração da pele para tons e de azul e roxo, principalmente na ponta dos dedos, embaixo das unhas, e ao redor dos lábios. Isso ocorre por uma reação no sangue causada pela substí¢ncia.

Após investigação epidemiológica, todos os casos tinham em comum o consumo de leite pasteurizado da mesma marca. O estado montou uma força-tarefa, com funcionários da Vigilí¢ncia Epidemiológica, Sanitária e Cidasc, e interditou provisoriamente a fábrica produtora, além de retirar os produtos do mercado.

No total, 25 crianças e uma mulher de 58 anos foram contaminadas e internadas. De acordo com Marlene Zannin, professora de Toxologia da UFSC e supervisora do Centro Informações Toxicológicas (CIT) de Santa Catarina, o nitrito é um produto quí­mico, utilizado como conservante.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/10/laudo-oficial-confirma-contaminacao-de-leite-por-nitrato-e-nitrito-em-sc.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas