# Portalacteo: CNA posiciona-se na Subcomissão de Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, manifestou preocupação com o aumento das importações de leite em pó do Uruguai, em audiíªncia pública realizada, nesta terça-feira (29/5), na Subcomissão de Leite, na Cí¢mara dos Deputados, para debater o controle das importações predatórias de leite. Segundo Alvim, a produção de leite no Uruguai, que no ano passado cresceu 20%, este ano deverá aumentar 22%. «Será que esse aumento é para atender o mercado interno uruguaio», ironizou o presidente da Comissão de Leite da CNA.

Outro problema que agrava a situação da cadeia produtiva do leite são as assimetrias existentes entre os paí­ses do Mercosul, como o cí¢mbio, custos de produção e até o clima.

Para mitigar os efeitos da importação predatória de leite em pó na cadeia produtiva brasileira, Rodrigo Alvim enumerou as medidas emergenciais que precisam ser adotadas pelo governo brasileiro. Entre elas, destacam-se a necessidade de um acordo de cotas com o Uruguai e a manutenção do pacto com a Argentina, com a inclusão do item queijo na negociação.

Com o objetivo de aumentar a competitividade do produto brasileiro, Alvim propí´s a isenção de impostos (PIS/COFINS) que incidem sobre a ração animal e o sal mineral. O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Carlos Vaz, que esteve presente na audiíªncia, se comprometeu a ecaminhar um ofí­cio ao Ministério da Fazenda para solicitar a isenção da alí­quota, que hoje é de 9,25%, sobre esses produtos.

Ao fim da audiíªncia o deputado Alceu Moreira (PMDB-RJ), relator da Subcomissão de Leite, propí´s que os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho; do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, se reúnam para discutir as medidas que deverão ser implementadas para o setor.

Também participaram da audiíªncia, representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Sindicato da Indústria de Laticí­nios do Estado de Minas Gerais. O requerimento para realização da audiíªncia foi apresentado pelos deputados Domingos Sávio (PSDB-MG), presidente da subcomissão, e Alceu Moreira (PMDB-RS).
Fonte: Assessoria de Comunicação da CNA

http://www.milkworld.com.br/noticias/post/cna-posiciona-se-na-subcomissao-de-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas