Polémica Setor do #leite denuncia pressões para incluir descontos nas faturas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O presidente da associação do setor dos laticínios diz que a indústria está a sofrer «enormes pressões» por parte da distribuição para incluir descontos no preço líquido das faturas, o que compromete a transparência dos preços e cria condições discriminatórias.

 

 

A entrada em vigor do novo diploma das Práticas Individuais Restritivas do Comércio (PIRC) na próxima semana tem motivado «as mais diversas interpretações relativamente ao seu conteúdo e aplicabilidade», por parte da distribuição e a Associação Nacional de Industriais dos Laticínios (ANIL) alertou hoje para eventuais ilegalidades.

 

Segundo o presidente da ANIL, Paulo Leite, se os fornecedores aceitarem as imposições que a distribuição pretende (incluir a totalidade ou parte dos descontos no preço do produto faturado) correm «o risco de praticar condições de venda discriminatórias» e comprometem as tabelas de preços, além de ser impossível adaptar os programas de faturação a cada caso.

 

A «situação de atrito» entre distribuição e indústria surgiu porque a lei não é suficientemente clara e nem todos os descontos são elegíveis para a formação de preço do produto vendido ao utilizador final, adiantou o responsável da ANIL.

 

Na prática, o mesmo fornecedor pode vender produtos com a mesma percentagem de desconto a dois operadores comerciais diferentes, mas se as tipologias dos descontos forem diferentes, um dos operadores pode aplicá-los no preço de venda ao público sem fazer uma venda com prejuízo, enquanto o outro não o poderá fazer, introduzindo distorções da concorrência.

 

«O que a distribuição pede é que a indústria assimile os descontos que dá e sejam faturados no preço líquido. Isso significa que não haveria uniformidade e que iríamos ter preços líquidos distintos na fatura, o que fere a legislação», sublinhou Paulo Leite.

 

 

http://www.noticiasaominuto.com/economia/177891/setor-do-leite-denuncia-pressoes-para-incluir-descontos-nas-faturas#.UwdOvIVni9U

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas