#PL: Taubaté alerta população sobre leite adulterado no RS vendido na cidade

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtos de uma marca suspeita foram encontrados em supermercados. Não há a informação se os lotes envolvidos chegaram í  cidade.

A Vigilí¢ncia Sanitária de Taubaté alerta a população da cidade para não consumir o leite de uma marca suspeita de adulteração. A operação Leite Compensado, desencadeada na última quarta-feira (8) no Rio Grande do Sul, teve como conseqí¼íªncia a retirada de lotes de seis marcas do mercado.

Produtos de uma das marcas envolvidas no caso (Italac) foram retirados de circulação por seis redes de supermercados na cidade. Os próprios supermercados fizeram a retirada do produto de circulação, mas existe a possibilidade da marca ter sido comercializada anteriormente. Não há nenhuma informação se os lotes envolvidos no caso chegaram a ser comercializados na cidade. O fato foi comunicado í  Vigilí¢ncia Sanitária, que orienta os consumidores a descartar o produto que pertencer aos lotes condenados (veja a lista abaixo).

â€œí‰ um trabalho preventivo. As grandes redes já estavam fazendo essa retirada das prateleiras, mas no dia-a-dia, por descuido, a população pode não prestar atenção. Não sabemos se esses lotes chegaram a serem vendidos, mas a marca existe no municí­pio e é preciso ficar em alerta”, explicou Armando Adorens Neto, gerente do Grupo Executivo Agropecuário, ligado í  pasta de Desenvolvimento e Inovação.

Por se tratar de um produto que possivelmente foi vendido, a prefeitura pede que os moradores que chequem sempre a marca e lote do produto antes do consumo. “Se atente sempre ao lote antes de consumir o produto. A gente acredita que todas as providíªncias cabí­veis foram feitas para se retirar os produtos das prateleiras, mas se encontrar algum desses produtos acione a Vigilí¢ncia Sanitária. í‰ importante dizer onde e quando comprou e também entregar o produto ao órgão”, explica.

Veja os lotes encontrados e que não devem ser consumidos:
– Leite UHT Integral – Marca Italac  – Lotes: L 05 KM3 /  L 12 KM1 / L 13 KM3 / L 18 KM3 /L 22 KM4 / L 23 KM1

Resultados da operação do MP
A Operação Leite Compensado, desencadeada na última quarta-feira (8), teve como consequíªncia a retirada de lotes de seis marcas do mercado (veja lista aqui), a interdição de tríªs postos de resfriamento e de uma fábrica em Estrela.

Apesar de não estarem envolvidas na fraude, as indústrias serão chamadas pelo MP nos próximos dias para dar explicações sobre os testes feitos nos produtos recebidos. Quatro inquéritos civis investigam a responsabilidade das empresas Italac, MuMu, Lí­der e Latvida, esta última interditada na quinta-feira (9). A Latvida também produzia o leite das marcas Goolac, Hollmann e Só Milk, que também tiveram lotes recolhidos por contaminação com formol.

A intenção da promotoria é regular o controle por parte da indústria sobre os produtores os transportadores e obter informações sobre como são feitos os testes de qualidade do produto. Para o MP, as indústrias falharam ao não identificar a adulteração no produto recebido. «A fraude só ganhou esta dimensão porque os transportadores sabiam deste relaxamento da indústria ao receber o leite cru», disse o promotor Mauro Rockembach.

 

Fonte: Globo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas