#Pindorama beneficia produtores de leite do Sertão

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Usina enviou 600 toneladas de bagaço de cana para alimentação do gado leiteiro
Priorizando ações de intercooperação, a Cooperativa Pindorama está atuando para diminuir os efeitos da seca no Sertão de Alagoas. Essa semana, a Usina Pindorama, enviou 60 toneladas de bagaço de cana-de-açúcar para agricultores familiares da Bacia Leiteira do estado. A medida foi negociada com a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que representa aproximadamente 2.500 pequenos produores em Alagoas.

Parte do bagaço da cana-de-açúcar produzido pela Usina Pindorama é reutilizada na produção de energia e no artesanato, porém esse ano, a falta de alimento para os animais, consequíªncia da estiagem em todo Nordeste, fez aumentar bastante a procura pelo subproduto. Somente na safra 2011/2012 a cooperativa produziu 284.264.440 toneladas de bagaço. O subproduto da cana-de-açúcar é utilizado na alimentação do gado.

O diretor-presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, destacou que a ação é uma questão de responsabilidade social, já que a Pindorama luta pelo fortalecimento a agricultura familiar e pelo desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite em Alagoas. “Priorizamos os pequenos produtores de Alagoas e negociamos o bagaço da cana a preço de custo para CPLA. A procura pelo subproduto da cana na Usina é muito grande. Até produtores de Pernambuco formam a fila de espera”, revelou o diretor presidente.

De acordo com relatos dos técnicos da CPLA, muitos animais estão morrendo. A situação mais critica está nos municí­pios de Ouro Branco, Jacaré dos Homens e Batalha. Em todo estado a produção de leite já diminuiu 40% e a chuva que caiu nos últimos dias não foi suficiente para amenizar os efeitos da seca.

O diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, mostrou preocupação. “Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para ajudar o pequeno agricultor. Essa parceria com a Cooperativa Pindorama, com certeza vai levar esperança aos nossos associados e quem sabe frear os efeitos da seca. Cooperativismo é isso, trabalhar em   prol do desenvolvimento de todos”, frisou Monteiro.
http://www.tribunahoje.com/noticia/29589/cooperativas/2012/06/08/pindorama-beneficia-produtores-de-leite-do-sertao.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas