#Picolé recheado é nova febre de empreendedores

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Feitas de maneira artesanal, as paletas de origem mexicana podem ser de frutas, cremosas ou recheadas

 

São Paulo – O verão deste ano em São Paulo foi considerado um dos mais quentes da história. Enquanto a maioria das pessoas reza por temperaturas mais amenas e ar condicionado, alguns empreendedores torcem para a temporada quente não acabar. Depois dos cupcakes, frozen yogurt e bolos caseiros, é hora das paleterias mexicanas virarem febre entre os novos negócios.

 

Elas podem ser de morango com leite condensado, doce de leite, abacaxi, goiaba ou chocolate. Até pouco tempo, quase ninguém conhecia as paletas, esses picolés, geralmente recheados, que são famosos no México e caíram no gosto do consumidor brasileiro. Com quase o dobro do tamanho de um picolé tradicional, eles têm, em média, 120 gramas e ganharam um empurrãozinho das altas temperaturas neste verão para virar tendência de negócio.

 

“É um produto que tem apelo pelo tamanho, por ser artesanal e não ter produtos químicos. Tem tudo para ser um sucesso”, afirma José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP. Uma paleta custa, em média, sete reais, dependendo do sabor e do tipo.

 

Para Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ASIS), o segmento de sorvetes está em alta e o boom de gelaterias italianas nos últimos anos é um dos sinais do mercado aquecido. As estatísticas da ABIS mostram que desde 2003, o crescimento do consumo de sorvete per capita, em litros por ano, teve um crescimento de 62,5% até 2012. “Temos muito espaço ainda para crescer e há espaço para todo tipo de indústria, de gelateria a picolés”, afirma Weisberg.

 

Uma das primeiras empresas a vender a novidade foi a Paleteria. Foi após uma temporada no México com o marido que a designer Elysa Barranco, sócia proprietária da Paleteria, teve a ideia de trazer o picolé mexicanos ao Brasil. “No México, a paleta é feita artesanalmente e caseira. Demoramos um ano para desenvolver a receita”, conta. A Paleteria foi inaugurada em abril de 2011, em Curitiba, e hoje conta com seis lojas, sendo duas franquias.

 

Hoje, pelo menos outras cinco empresas já entraram neste mercado. A primeira loja da Los Paleteros, por exemplo, foi inaugurada em dezembro de 2012, no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina. O desejo de empreender uniu os engenheiros de computação Gean Chu e Gilberto Verona. “Nós já planejávamos expandir por meio de franquias e o Balneário recebe muitos turistas. Em poucas semanas, muitas pessoas queriam o negócio”, conta Chu.

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/picole-recheado-e-nova-febre-de-empreendedores

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas