#Pesquisadores de São Paulo testam produção de leite funcional

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisadores da Agíªncia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), do polo de Ribeirão Preto (SP), testaram o lançamento do chamado leite funcional, um produto mais saudável e rico em nutrientes. O processo iniciou pela mudança na alimentação dos animais, que foram obervados por quatro meses.

Durante o experimento, 24 vacas foram divididas em quatro grupos. Cada grupo recebeu um tipo de dieta. As composições das rações variaram entre o básico dado ao gado de leite, passando por pequenas alterações até chegar í  dieta completa, com maiores quantidades de vitamina E, selíªnio e óleo de girassol.

As primeiras amostras de leite foram coletadas 15 dias depois da mudança na alimentação das vacas. Os pesquisadores constataram que os animais que passaram pela dieta completa tiveram a alteração confirmada na composição do leite. O organismo do gado também respondeu de forma diferente, com menos incidíªncia de mastite.

A partir dos resultados, o experimento deixou de ser apenas dedicado í  zootecnia e ganhou uma abrangíªncia maior. Durante quatro meses, crianças de uma creche de Ribeirão Preto consumiram o leite funcional. No fim do ano passado, o leite também foi testado em um grupo de idosos. Os dados ainda não foram divulgados, mas a adição de outros componentes deve favorecer o sistema imunológico e combater os radicais livres.

A pesquisa, financiada pela APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, custou mais de R$ 400 mil.

Canal Rural
http://www.agrosoft.org.br/agropag/224423.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas