Perspectivas do mercado lácteo – América do Sul – Relatório 19/2017

Leite/América do Sul – Nas duas últimas semanas, as condições climáticas mais secas e quentes melhoraram as pastagens nas principais bacias leiteiras da Argentina.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Perspectivas do mercado lácteo – América do Sul – Relatório 19/2017

 
Leite/América do Sul – Nas duas últimas semanas, as condições climáticas mais secas e quentes melhoraram as pastagens nas principais bacias leiteiras da Argentina. Como resultado, a produção de leite de vaca vem crescendo, mas, lentamente.
O percentual de matéria gorda do leite está nos maiores níveis sazonais. No entanto, a oferta de leite e creme está abaixo das necessidades das indústrias, exceto para leite fluido e queijo. Difícil encontrar disponibilidade extra de manteiga, uma vez que a produção já está comprometida através de contratos. O país enfrenta um elevado nível de inflação, que está penalizando o consumo doméstico de produtos lácteos, especialmente manteiga e leite fluido. A produção de leite é estável ou ligeiramente superior no Uruguai com um clima favorável que melhora o conforto das vacas de leite. Os volumes são adequados às necessidades de processamento da indústria. A dívida de 500 milhões de pesos, incluindo a dos produtores de leite e das indústrias, continua sendo a maior preocupação de muitas indústrias. Como resultado, o governo anunciou 15% de redução nos custos de energia para todas as operações da cadeia láctea, de junho a agosto de 2017. No entanto, de acordo com muitas indústrias, esta medida governamental não é suficiente para debelar a atual crise financeira da indústria. Entretanto, as exportações de manteiga para a Rússia e o Brasil estão intensas, enquanto a maior parte do soro de leite em pó é exportado para a China. De acordo com o Instituto Nacional do Leite (Inale), em março de 2017, o volume de leite processado foi de 126,1 milhões de litros, 8,1% acima do mês anterior, mas 0,9% menor que no mesmo mês de 2016. De janeiro a março a captação atingiu 395,4 milhões de litros, alta de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, a produção de leite melhorou ligeiramente, e as condições climáticas estão favoráveis nas principais bacias leiteiras. No entanto, os preços aos produtores permanecem elevados. Alguns setores da indústria dizem que a recessão econômica do país está abrandando. Desta forma, a moeda brasileira continua a se fortalecer, aumentado as importações, principalmente do Uruguai e da Argentina. O mercado de manteiga continua firme devido à baixa oferta de matéria gorda em todo o país. A baixa oferta de matéria-prima também aumentou as importações de manteiga. As taxas de produção de queijo são menores, já que as indústrias tentam reduzir os grandes estoques para evitar uma queda nos preços.
 


http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=11473:perspectivas-do-mercado-lacteo-america-do-sul-relatorio-19-2017
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas