#Pequenos produtores rurais buscam apoio para superar dificuldades de infra-estrutura

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
Deputado Riva recebeu reivindicações e assegurou providíªncias para melhorar o acesso dos agricultores í s polí­ticas públicas
Uma comitiva de representantes da Agrovila das Palmeiras foi recebida hoje (11) pelo deputado José Riva, a quem solicitou apoio para o fomento da produção agrí­cola local. Trinta e dois pequenos produtores rurais integram a Cooperativa Mista de Santo Antonio do Leverger (COOPMSAL), entidade em processo de formação que pretende garantir, entre outros avanços, a sustentabilidade da produção daquela comunidade.

Durante a reunião o deputado se comprometeu a contribuir na solução dos principais problemas que afetam os pequenos produtores. “Vamos reforçar, no orçamento do Estado para 2014, os programas estaduais voltados para a agricultura familiar que podem viabilizar a infra-estrutura necessária a estes empreendedores”, disse Riva.

Os produtores de hortifrutigranjeiros, por exemplo, não conseguem produzir na época das chuvas pela falta de estufas. Já os produtores de leite precisam de resfriadores e outros equipamentos indispensáveis.

Em contato com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familar (Sedraf), Meraldo Figueiredo Sá, o deputado recebeu a garantia de que as polí­ticas públicas para este segmento produtivo podem contribuir para a superação das dificuldades atuais dos produtores da agrovila.

A Sedraf e outros órgãos do governo estadual podem disponibilizar o apoio necessário, incluindo o acesso dos produtores aos programas de qualificação de mão-de-obra, assistíªncia técnica e beneficiamento da produção.

PAVIMENTAí‡íƒO
Riva providenciou um requerimento í  Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana, solicitando o asfaltamento dos 23 km que ligam a agrovila í  BR-364. «A reivindicação é necessária para dar condições de desenvolvimento í quela localidade, bem como propiciar que os trabalhadores rurais possam se auto-sustentar a partir do adequado escoamento da produção», justificou Riva.

Ele sugeriu também que a cooperativa firme convíªnios com o municí­pio, para viabilizar outras perspectivas de melhorias no í¢mbito das atribuições da prefeitura. “A Agrovila Palmeiras é muito importante na produção agrí­cola e no sustento de centenas de famí­lias da região, o que justifica todos os investimentos estaduais e municipais”, lembrou Riva.

A regularização fundiária é outra necessidade urgente. Hoje, centenas de produtores de hortifrutigranjeiros e leite de Santo Antonio estão impedidos de receber financiamento por falta dos tí­tulos de propriedade. Riva informou os membros da cooperativa que a questão começa a ser tratada como prioridade pelo legislativo estadual, que instalou nesta terça-feira (11) a Frente Parlamentar de Regularização Fundiária. “Com isso, esses produtores ganham segurança e acesso ao crédito”, prevíª o deputado.

O presidente da COOPMSAL, Ronaldo Antonio Pagnossat, e o vereador Marcelo Queiroz (PDT), de Santo Antonio do Leverger agradeceram o empenho do deputado Riva, que há anos vem encaminhando soluções para os problemas dos pequenos produtores. “Estamos nos organizando e com o apoio da Assembleia, do governo do Estado e do municí­pio, vamos superar as dificuldades e viabilizar a produção agrí­cola de pequeno porte, que gera emprego e renda para centenas de famí­lias”, disse o presidente da cooperativa.

O distrito onde se localiza a Agrovila Palmeiras está entre as 56 localidades mato-grossenses que pleiteiam a emancipação. A distí¢ncia com a sede Santo Antí´nio do Leverger dificulta o atendimento das necessidades do distrito onde vivem mais de 8 mil pessoas.
http://www.expressomt.com.br/economia-agronegocio/pequenos-produtores-rurais-buscam-apoio-para-superar-dificul-66260.html

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas