#Pela primeira vez um centro-americano presidirá a FEPALE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Foi realizada a 20ª Assembleia Geral da Federação Pan-americana do Setor Leiteiro (FEPALE) na cidade de Asunción, Paraguai, onde também foi realizado o 12º Congresso Pan-americano de Leite.

Por unanimidade, elegeu-se como presidente da FEPALE para o biíªnio de 2012-2014, Don Bernardo Macaya Trejos, da Costa Rica, que é diretor do Conselho de Administração da Cooperativa Dos Pinos (principal indústria de lácteos desse paí­s), onde também ocupa o cargo de vice-presidente. í‰ assim que, pela primeira vez em 20 anos, a Federação será presidida por um centro-americano. Nos últimos dois anos, essa região aumentou sua participação na FEPALE através da entrada de novos associados. A posição estava sendo ocupada por Vicente Nogueira do Brasil que liderou 3 mandatos consecutivos (2006-2012).

A Mesa Executiva da Federação para o perí­odo ficou formada por altos diretores de organizações nacionais e empresas do setor lácteo pan-americano: Bernardo Macaya, da Costa Rica, como presidente; Daniel G. Pelegrina, da Sociedade Rural Argentina (SRA), como primeiro vice-presidente; Carlos Kasuga Osaka, da Yakult S.A., do México, como segundo vice-presidente; Ruben R. Núñez, da Cí¢mara da Indústria Lactea do Uruguai (CILU), como terceiro vice-presidente; Vicente Nogueira Netto, da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), como quarto vice-presidente; Margoth Hernández, do Ministério da Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca do Equador como quinta vice-presidente; Eduardo Schwerter, da Federação Nacional de Produtores de Leite (Fedeleche) do Chile como secretário; Modesto Garcí­a, da Cí¢mara de Produtores de Leite da Guatemala, como tesoureiro.

A Assembleia reuniu delegados de vários paí­ses: Argentina, Brasil, Costa Rica, Colí´mbia, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

A FEPALE é uma organização que está integrada por instituições e empresas públicas e privadas, relacionadas com todo o setor leiteiro das Américas e do mundo. Além da associação de membros de quase todos os paí­ses americanos, são também membros da Federação instituições e empresas da Austrália, Dinamarca, Espanha e Holanda.

Sobre Bernardo Macaya Trejos

í‰ costa-riquenho, administrador de negócios pela Universidade da Costa Rica e UACA. Atualmente, é diretor do Conselho de Administração da Cooperativa Dos Pinos, onde também ocupa o cargo de vice-presidente.

Além disso, é diretor da Cí¢mara de Agricultura e Agroindústria da Costa Rica, onde foi vice-diretor por dois perí­odos e diretor da Cí¢mara Nacional de Produtores de Leite da Costa Rica. Participa também e é membro da Junta Diretora da Federação Centro-Americana do Setor Lácteo (FECALAC), organização de importí¢ncia relevante para o setor leiteiro da América Central.

Foi membro da equipe negociadora do setor empresarial no Acordo Comercial com a União Europeia (UE), e dos Tratados Comerciais com China, Cingapura e Peru.

í‰ produtor especializado de leite na zona alta da Costa Rica, atividade í  qual se dedica há mais de 30 anos.

As informações são da Fepale

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas