#Pecuaristas do PR investem no gado de leite da raça illawarra

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Raça de bovinos chegou há poucos anos no paí­s.
Originário da Austrália, gado tem se adaptado bem ao nosso clima.

 

O Paraná é um dos principais produtores de leite do paí­s e na região dos Campos Gerais, que fica no centro-sul do estado, os pecuaristas investem e buscam novas tecnologias.
Nos pastos há vacas tradicionais, como as holandesas, e outras ainda pouco conhecidas, como uma com a pelagem avermelhada, que é a illawarra. Já são quase 200 anos de história, mas no Brasil, ela chegou há pouco mais de quatro anos vinda da Austrália.
Por enquanto, os pequenos e médios produtores estão experimentando, é só um teste para saber se a raça vai bem por aqui.
As vacas de Janine Wacherski produzem em média 26 quilos de leite por dia e ao longo da vida, a produção pode chegar a 8 mil quilos. “O leite delas é bem mais sólido, tem bem mais gordura do que o leite da vaca holandesa”, diz.
Segundo os criadores, a illawarra é uma raça dócil e tem se adaptado bem ao clima brasileiro com meses mais frios e outros mais quentes. Outra vantagem é que como é um animal rústico, o custo de manejo é menor.
Atualmente, já existem gerações ‘abrasileiradas’ da raça, onde a pelagem vermelha não está presente em todo animal.
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/05/pecuaristas-do-pr-investem-no-gado-de-leite-da-raca-illawarra.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas